Projecto de parceria para os recursos minerais lançado esta sexta-feira no Porto

Foto
Daniel Rocha

A Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais é uma iniciativa que pretende agregar, numa única plataforma, empresas, universidades, associações e entidades públicas que desenvolvem em Portugal actividades relacionadas com a prospecção e exploração de recursos minerais.

O projecto partiu da Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e será lançada nas Segundas Jornadas de Geologia e Recursos Minerais, a decorrer hoje e amanhã, na Faculdade de Ciências do Porto.

A parceria tem como objectivo central o reforço da cooperação entre entidades com funções e missões distintas, através da identificação de problemas e dificuldades comuns, e o desenvolvimento de projectos de investigação aplicada e partilha de soluções e boas práticas. De acordo com Vitor Correia, da APG, a iniciativa "enquadra-se de forma completa no objectivo central da política científica europeia para o Horizonte 2020, nos programas comunitários que visam garantir o abastecimento de matérias-primas minerais para a UE, e na Estratégia Nacional para os Recursos Geológicos/Recursos Minerais aprovada pelo Governo Português em Agosto de 2012".

A Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais será gerida conjuntamente pela DGEG e pela APG, e pretende "contribuir de forma proactiva para a valorização e exploração racional dos recursos minerais nacionais e para o reforço da competitividade das empresas da fileira extractiva presentes em Portugal", uma área considerada estratégica para o actual ministro da economia, Álvaro Santos Pereira.

As jornadas contarão com a participação de responsáveis dos principais projectos mineiros em curso, com destaque para Somincor, Aljustrel e Minas da Panasqueira. Também as recentes concessões para a exploração de ouro, como o projecto da Boa Fé, concessionado à Colt Resources, mas também a prospecção mineira na faixa piritosa, a prospecção de tungsténio, entre outros. A MTI, que recentemente assinou com o Governo um contrato de exploração experimental da mina de ferro de Moncorvo, também fará uma apresentação.

Sugerir correcção
Comentar