Produção de petróleo da OPEP volta a aumentar em Janeiro

Relatório da Agência Internacional de Energia diz que risco de descida das cotações do crude aumentou, com excesso de oferta superior ao previsto.

Foto
Os navios iranianos já retomaram o transporte de petróleo para a Europa Morteza Nikoubazl/Reuters

O relatório de Fevereiro da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) deixa antever que não está para breve o momento em que o mercado mundial vai começar a absorver o excesso de oferta de petróleo que existe actualmente.

A produção continua a crescer, impulsionada pela Organização dos Países Produtores (OPEP), e a procura a encolher, pelo que o potencial de queda das cotações do crude (que já desvalorizaram cerca de 70% no último ano e meio) se mantém, explica o organismo internacional no documento divulgado esta terça-feira.

Segundo as contas da IEA, no primeiro semestre, a oferta global de petróleo deverá exceder a procura em 1,75 milhões de barris/dia, acima dos 1,5 milhões estimados no mês passado. Na análise, a IEA revela que a produção dos países da OPEP aumentou em 280 mil barris/dia em Janeiro, para um total de 32,63 milhões de barris, com a Arábia Saudita, o Iraque, mas também o Irão (que este ano se viu liberto das sanções internacionais e regressou ao mercado exportador) a justificarem o aumento.

Segundo dados da Agência citados pela Bloomberg, a produção do Irão subiu em 80 mil barris/dia (para um total de 2,99 milhões de barris) e a do Iraque atingiu novo recorde, com um aumento de 50 mil barris diários, para 4,35 milhões. A Arábia Saudita, o líder do cartel, produziu mais 70 mil barris, para um total de 10,21 milhões de barris, contribuindo para que a produção da OPEP ultrapassasse em 900 mil barris diários as quotas definidas para este ano.

Este ano, segundo a IEA, a procura mundial de petróleo deverá encolher para cerca de 1,2 milhões de barris/dia (que compara com o recorde de cinco anos atingido no ano passado, nos 1,6 milhões de barris), arrastada pelo menor consumo na Europa, mas principalmente na China e Estados Unidos.

Por isso, ainda que em Janeiro a produção dos países de fora do cartel (onde se incluem os Estados Unidos) tenha sido de menos 500 mil barris diários face ao mês anterior, em termos líquidos, a oferta global diminuiu apenas 200 mil barris/dia, para cerca de 96 milhões de barris/dia. Segundo a IEA, a produção extra-OPEP deverá reduzir-se este ano em cerca de 600 mil barris/dia, para algo como 57,1 milhões de barris/dia. Mas isso em pouco contribuirá para um equilíbrio entre a oferta e a procura (e a recuperação dos preços do petróleo).

“Partindo do pressuposto — talvez optimista — de que a produção da OPEP se mantém estável nos 32,7 milhões de barris dia no primeiro trimestre, haverá lugar a um aumento de reservas de dois milhões de barris/dia no primeiro trimestre, e de 1,5 milhões no segundo trimestre”, refere a IEA.

Os dados da oferta e da procura para a segunda metade do ano “sugerem que os stocks vão continuar a crescer”. Assim, “com o mercado já inundado de petróleo, é difícil perceber como é que os preços do petróleo podem subir no curto prazo”, nota a agência. Aliás, a percepção da IEA é precisamente a contrária — a de que, no curto prazo, "o risco de descida [das cotações] aumentou”.

Esta terça-feira, o barril de Brent estava a negociar nos 32 dólares em Londres.

 

Sugerir correcção
Comentar