Produção de petróleo da Galp sobe para 53 mil barris diários

A produção média diária de petróleo da Galp subiu 38,7%% no primeiro trimestre, graças ao desenvolvimento dos projectos no Brasil.

Foto
Carlos gomes da silva, presidente da Galp Energia Ricardo Campos

De acordo com os dados operacionais preliminares divulgados esta sexta-feira pela Galp, entre Janeiro e Março a produção média de petróleo net entitlement (aquela a que a empresa tem direito depois de pagar os impostos devidos aos Estados concessionários) fixou-se nos 53,7 mil barris por dia.

O valor compara com os 38,7 mil barris registados no período homólogo do ano passado e com a média de 49,2 mil barris/dia contabilizados já nos últimos meses de 2015.

Segundo a Galp, o preço médio do petróleo no primeiro trimestre foi de 53,9 euros, um valor que traduz uma quebra de 37% face ao homólogo.

O crescimento da produção petrolífera da Galp está ancorado essencialmente no Brasil, onde a empresa instalou recentemente uma nova plataforma petrolífera. Em Fevereiro, entrou em operação a unidade de produção FPSO Cidade de Maricá. “Esta é a quinta unidade de produção permanente alocada ao campo Lula/Iracema e marca o início da produção comercial da área de Lula Alto, no pré-sal da bacia de Santos”, adiantou então a empresa.

Segundo a Galp, a FPSO Cidade de Maricá tem capacidade para processar, diariamente, até 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de m3 de gás natural. Tem ainda uma capacidade de armazenamento de 1,6 milhões de barris de petróleo e é esperado que o pico de produção seja atingido durante 2017.

A Galp tem planeado para o Brasil a introdução de outras cinco plataformas, uma das quais deverá entrar em operação também este ano.

Em 2017, a empresa espera já estar a produzir 100 mil barris de petróleo por dia e, até 2020, conta ter um total de 16 unidades de produção entre Brasil e Angola.

 

Sugerir correcção
Comentar