Produção automóvel cai 21,4% em quatro meses

Enre Janeiro e Abril, produziram-se em Portugal 51.619 veículos, 97,8% destinados à exportação.

Foto
Produção automóvel cresceu em Abril, mas graças ao aumento do fabrico de ligeiros de passageiros Fernando Veludo

A produção automóvel em Portugal caiu 21,4% entre Janeiro e Abril, para 51.619 unidades. A maior queda foi registada na produção de veículos pesados (- 39%), seguida dos comerciais ligeiros (-28,8%) e dos ligeiros de passageiros (-17,4%).

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal  (ACAP) divulgados nesta sexta-feira, em Abril houve um aumento do fabrico de automóveis ligeiros de passageiros de 4,1% em comparação com o mês homólogo de 2012. Os comerciais ligeiros também registaram uma variação positiva. Já a produção de veículos pesados derrapou mais de 28%.Contas feitas, a produção automóvel cresceu em Abril, mas graças ao aumento do fabrico de ligeiros de passageiros.

Em comunicado, a ACAP refere que do total de veículos produzidos neste mês, 97,7% foram destinados à exportação, uma subida de 2,4% face ao ano passado. Ao mesmo tempo, a produção para o mercado nacional cresceu 2,8%.

Analisando os dados dos primeiros quatro meses do ano, conclui-se ainda que dos 51.619 veículos produzidos entre Janeiro e Abril, 50.460 destinaram-se à exportação “o que representa 97,8% da produção total e menos 21,3 por cento do que os veículos exportados no período homólogo do ano anterior”, refere a ACAP.

Sugerir correcção
Comentar