Principais institutos revêem em baixa crescimento do PIB da Alemanha para 1,8%

Desemprego deverá terminar este ano em 6,4%, enquanto a população empregada, 43,2 milhões, continua a bater máximos históricos.

Foto
Estudo refere que economia global funciona como travão. REUTERS/Michaela Rehle

Os principais institutos económicos da Alemanha estimam que a maior economia europeia cresça este ano 1,8%, contra os 2,1% que previam no relatório da primavera, devido ao arrefecimento da economia global.

O "Diagnóstico conjunto" de Outono, que prevê a mesma taxa de crescimento para 2016, considera que o principal pilar da economia alemã nos dois exercícios vai ser o consumo interno, que beneficiará do bom comportamento do emprego, das subidas salariais e da conjuntura de baixa inflação e taxas de juro em níveis mínimos.

"A economia alemã está com um crescimento moderado, sustentado principalmente pelo consumo privado. A debilidade da economia global atua como travão, especialmente os problemas numa série de países emergentes", resumiu num comunicado o responsável de previsões do instituto alemão Ifo, Timo Wollmershäuser.

O relatório dedica um capítulo às implicações económicas da avalancha de refugiados que está a chegar à Alemanha, que classifica como "um grande desafio" ou "oportunidade".

Os institutos coincidem em sublinhar que a forte chegada de pedidos de asilo terá um custo financeiro a curto prazo, de 4 mil milhões de euros este ano e de 11 mil milhões de euros em 2016, mas que, com uma boa planificação, pode ser muito positiva para a economia alemã.

O documento pormenoriza ainda como a integração dos refugiados no mercado laboral pode reverter o notável envelhecimento da sociedade alemã e evitar potenciais desequilíbrios nas contas públicas provocado pelo aumento do custo total das pensões.

Segundo esta previsão, a taxa de desemprego terminará este ano em 6,4% e subirá ligeiramente em 2016 para 6,5%, enquanto a população empregada continua a marcar máximos históricos em 2014 (42,9 milhões) e 2015 (43,2 milhões).

Os principais institutos alemães também prevêem que a inflação atinja 0,3 este ano e 1,1% em 2016, ainda longe do objectivo de médio prazo do Banco Central europeu (BCE), cerca de 2%.

O estudo conjunto também prevê que o Estado alemão obtenha neste exercício um excedente de 23.000 milhões de euros (0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), um valor que em 2016 deverá cair para 13.000 milhões de euros (0,4% do PIB).

A balança comercial deverá ter este ano registar um saldo positivo de 256 mil milhões de euros, um valor que deverá aumentar para 260 mil milhões de euros em 2016.

Os principais institutos alemães que fizeram este relatório são o Instituto Alemão para a Investigação Económica (DIW) de Berlim, o instituto Ifo de Munique, o Instituto Leibniz para a Investigação Económica (IWH) de Halle e o Instituto de Renania-Westfalia para a Investigação Económica (RWI) de Essen.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários