Primeiro visto especial de residência concedido a empresário indiano

Foto
Portas anunciou que estão actualmente em análise mais de 17 vistos golden Foto: Adriano Miranda

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros entregou esta terça-feira, em Nova Deli, a um investidor indiano que pretende criar 600 postos de trabalho em Portugal, o primeiro visto especial de residência do Estado português.

Paulo Portas anunciou que estão actualmente em análise mais de 17 vistos golden e que 70 pessoas manifestaram interesse em obter a autorização especial de residência, após a entrega simbólica do primeiro documento emitido por Portugal a Mutu Nesanariman, empresário indiano.

Mutu Nesanariman, de 45 anos, vice-presidente da MGM Maran, com interesses na Índia, Singapura, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e agora Portugal, vai investir na área do turismo na região do Algarve e prevê a criação de pelo menos 600 postos de trabalho. O empresário fala de “bom ambiente” de negócios em Portugal, segurança, e de um gosto especial pela cultura.

“O primeiro visto golden foi atribuído a um cidadão da Índia que investiu em Portugal”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros aos jornalistas, após o encontro simbólico com o empresário indiano em Nova Deli.

“Neste momento, em poucas semanas, já temos cerca de 70 manifestações de interesse e 14 em análise directa. Os países de onde vêm as maiores manifestações de interesse para o visa golden são Angola, Brasil, China, Índia, África do Sul, Estados Unidos”, informou.

Portas recordou que o visa golden é uma autorização dirigida a não europeus que queiram investir em Portugal: “Criar uma empresa, uma fábrica, ou fazer uma transferência para o nosso sistema financeiro”, disse o ministro, referindo-se também às regras de atribuição dos vistos especiais.

“Isto tem regras, tem uma avaliação de segurança e este visto é o mais competitivo e ajuda a trazer dinheiro para a economia portuguesa e a gerar riqueza na economia portuguesa, e isso é o mais importante neste momento”, afirmou.

“Ou seja, quem investe agora em Portugal é bem tratado pelas autoridades portuguesas, porque está a criar postos de trabalho, está a animar o mercado da construção e está a dinamizar a economia”, disse ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com Paulo Portas, o visto golden é concedido a quem neste momento crie pelo menos dez postos de trabalho, quem compre propriedades em Portugal de pelo menos meio milhão de euros e a quem transfira para o sistema financeiro português pelo menos um milhão de euros. O processo prevê a atribuição de residência durante o prazo de um ano, renovável por períodos sucessivos de dois anos.

Paulo Portas, que iniciou no domingo uma visita à Índia, desloca-se hoje para Bombaim, depois de contactos com membros do Governo indiano e empresários em Nova Deli.

Sugerir correcção
Comentar