Primeiro hiper Continente no Médio Oriente será em regime de franchising

Internacionalização da cadeia da Sonae será feita nos Emirados Árabes Unidos, com parceiro local. Primeira loja abre até 2017.

Foto
Sonae testa internacionalização da cadeia Continente. José Manuel Ribeiro/Reuters

Ao contrário do que era expectável até há poucos meses, a internacionalização da cadeia Continente não vai começar por Angola, mas pelo Médio Oriente. A Sonae acaba de estabelecer uma parceria com um grupo dos Emirados Árabes Unidos para o lançamento dos hipermercados Continente neste país, em regime de franchising .

O acordo com o parceiro local, o Fathima Group of Companies, prevê a abertura do primeiro hipermercado até 2017. “O projecto de parceria contempla, numa primeira fase, a abertura de quatro lojas piloto para testar o conceito”, explicou ao PÚBLICO fonte oficial da Sonae, que é proprietária do PÚBLICO.

franchising consiste numa parceria em que uma empresa dá a outra o direito de utilizar a sua marca e modelo de gestão, e explorar produtos e serviços mediante uma contrapartida financeira. Este é um modelo de negócio já testado em outras marcas da Sonae no retalho não alimentar, com destaque para a Zippy, também nos Emirados Árabes Unidos com um outro parceiro.

Este modelo de investimento, em formato de capital light, implica menores investimentos de entrada e redução de riscos em geografias menos conhecidas.

A Sonae, que continua a apostar fortemente na internacionalização dos seus negócios, tendo duplicado a presença em países fora de Portugal no último ano, já tem uma equipa nos Emirados Árabes Unidos a tratar da montagem primeiro franchising do Continente, que inclui a transferência de tecnologias e de vários fornecedores.

As localizações das quatro lojas piloto estão identificadas, mas ainda não totalmente decididas, adiantou a mesma fonte, que acrescentou que essa é uma das missões da equipa enviada para aquele país, com cerca de 9,5 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto per capita entre os mais elevados do mundo.

“A Sonae tem muita confiança nesta pareceria”, adiantou, destacando que o grupo Fathima tem negócios na distribuição e logística, aspectos importantes para este negócio, e na restauração.

A aposta nos Emirados Árabes Unidos é uma experiência que, se for bem-sucedida, poderá estender-se, a outros países do Médio Oriente, onde a Sonae já está presente com insígnias do grupo.

A internacionalização do Continente, através da abertura de lojas, é uma estreia, mas a cadeia de hipermercados já vende produtos de marca própria em dez países em lojas de outros distribuidores. Este tipo de comercialização, conhecida por wholesale, é outra das vertentes da estratégia de capital light em que a Sonae tem apostado, e abrange produtos da marca Continente, Continente Gourmet, É Continente, Área Viva, Contemporal, Kasa e note!.

A estreia na internacionalização do Continente deveria ter começado por Angola, onde o processo foi iniciado há vários anos, mas a parceria com a empresária angolana Isabel do Santos ainda não avançou e não há qualquer indicação de que se concretize.

No início do ano, o projecto foi abalado pela saída de dois altos quadros da Sonae que passaram a trabalhar directamente com Isabel dos Santos, levando o grupo a pedir explicações à empresária que, até ao momento, ainda não se pronunciou. deu qualquer explicação sobre o assunto.

Desde então, e isso mesmo voltou a ser reafirmado ao PÚBLICO por fonte oficial, a Sonae limita-se a dizer que “continua à espera de uma clarificação do parceiro” angolano. Quanto à relação entre a Sonae e Isabel do Santos na NOS, a empresa também reafirma que “está a correr bem”.

Nos últimos anos e já com forte impulso de Paulo Azevedo, chairman e co-presidente executivo, a Sonae tem apostado na internacionalização, estando presente em mais de 60 países. Já este ano, a Zippy (roupa infantil e artigos de puericultura) entrou no Equador e no Curdistão (Iraque), a Mo (moda) entrou na Arábia Saudita, e a Sport Zone (artigos de desporto) na Índia.

Com lojas próprias, a empresa está presente em 20 países fora de Portugal com a Worten, Sport Zone, Zippy e Mo. O total de espaços de venda no exterior totaliza 173 e o regime de  franchising tem sido utilizado na Sport Zone, Zippy e MO, a que se junta agora o Continente.

Em regime de wholesale, a Sonae SR (empresa de retalho especializado) exporta para mais de 40 países artigos da Zippy, MO, marcas de desporto e electrónica e da Sonae MC.

Sugerir correcção
Comentar