Preto é a cor dos novos hambúrgueres do Burger King

Depois do escândalo da carne vendida fora de prazo na China, nada como inovar para trazer os consumidores de volta.

Foto
Os novos Kuro Pérola (em cima) e Kuro Diamante (em baixo) do Burguer King: provaria um destes? DR

Não se trata tanto de uma novidade, mas do regresso a uma receita antiga para tentar pôr de novo os japoneses na rota da fast-food depois do abalo provocado pelo escândalo da carne estragada vendida na China. O Burger King volta a lançar este mês no Japão os seus hambúrgueres totalmente pretos, em que só o tomate, a alface e a cebola são oferecidos na sua cor natural.

À primeira vista, o aspecto destes hambúrgueres que parecem saídos de incineradoras pode chocar os consumidores mais sensíveis, mas o Burger King garante que nada há de errado nas duas versões que colocará no mercado: o pão e o queijo são escurecidos com carvão de bambu e o ketchup ganha novas tonalidades a partir de tinta de lula. À carne, que também mantém o seu aspecto original, é acrescentada pimenta preta do reino.

Os hambúrgueres, chamados Kuro Pérola e Kuro Diamantekuro, em japonês, significa negro —, foram originalmente lançados em 2012, quando o Burger King decidiu apostar numa linha de sanduíches alternativas para atrair o público japonês. As razões deste regresso são agora bem mais práticas: desde o passado mês de Julho, quando uma reportagem numa televisão chinesa pôs a nu um grande fornecedor que vendia carne fora do prazo de validade a cadeias como a McDonald’s, a KFC e a Pizza Hut, que as vendas de fast-food na Ásia sofreram um abalo que as grandes companhias procuram agora reverter.

E o Burger King nem sequer é o único a propor menus negros aos seus clientes: em Londres, um restaurante (o Ospo) vende hambúrgueres de peixe ensanduichados em pão escurecido com tinta de lula e a cadeia francesa Quick lançou em 2012 a sua própria linha de pão preto — a que chamou Dark Vador — para celebrar o lançamento da versão 3D de Guerra das Estrelas: A Ameaça Fantasma. Em Espanha é célebre o arròs negre catalão, feito à base de arroz e choco, e são muitos os restaurantes a oferecer receitas que têm no conhecido esparguete negro o seu ingrediente principal.

Sugerir correcção
Comentar