Contratos de crédito à habitação a rever em Dezembro vão traduzir-se em novas quedas das prestações a pagar em Janeiro. Queda dos indexantes está a ser mais lenta.
As taxas Euribor mantiveram a tendência de descida em Novembro, o que representa a continuação de boas notícias para quem tem empréstimos à habitação a rever em Dezembro.
A média mensal da Euribor a três meses fixou-se no mínimo histórico de 0,192% e a média Euribor a seis meses também renovou o seu valor mais baixo de sempre, nos 0,360%. A taxa a 12 meses, um prazo pouco utilizado no crédito à habitação, fixou-se em 0,588%, também mínimo desde a criação das taxas Euribor.
A revisão dos contratos de crédito à habitação a ocorrer em Dezembro é feita com base na média do mês anterior e, apesar de uma abrandamento no ritmo da descida, as prestações voltam a descer.
A redução é mais expressiva nos contratos associados à Euribor a seis meses, já que a última revisão ocorreu em Junho. Nos contratos associados à Euribor a três meses, a última revisão da taxa aconteceu em Setembro.
O ritmo de descida das taxas Euribor tem vindo a diminuir e começa a esgotar-se a margem para mais descidas, mas a boa notícia para as famílias reside no facto de se esperar que as taxas fixadas no mercado interbancário permaneçam baixas por longos meses, dada a crise económica de boa parte dos países da zona euro.

Comentários