Presidente do Sindicato dos Pilotos demitiu-se

Não foram divulgadas as razões da renúncia ao cargo.

Foto
Efromovich já tinha antecipado proposta ao Governo numa reunião nas Finanças Público/arquivo

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), Manuel Santos Cardoso, renunciou esta quinta-feira ao cargo. Os motivos da saída não foram revelados, apesar de a demissão ter sido confirmada à agência Lusa por fonte sindical.

A decisão foi assumida a poucos dias da realização de uma assembleia geral do sindicato, onde seria proposta a aprovação de uma moção de confiança à actual direcção do SPAC, que, no início do mês, realizou uma greve de 10 dias na TAP e na Portugália.

A paralisação, que foi muito criticada pelo Governo e pela gestão das companhias, acabou por ter níveis de adesão que terão ficado abaixo das expectativas sindicais. A empresa liderada por Fernando Pinto sustentou que ao longo do período de greve conseguiu garantir cerca de 70% dos voos programados.

No período de Natal de 2014, o sindicato dos pilotos tinha, também, convocado uma paralisação que acabou por não ir em frente porque o Governo optou pela requisição civil.

Ao final da tarde, o sindicato informou que o presidente da assembleia geral tinha convocado para os 29 e 30 de Junho e 1, 2 e 3 de Julho a eleição de novos órgãos sociais para o biénio 2015/2017.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários