Presidente do Quénia anuncia descoberta de petróleo

Foto: Reuters/ cedida pela Tullow Oil plc

O presidente do Quénia, Mwai Kibaki, anunciou na segunda-feira a descoberta de petróleo naquela nação africana, que, segundo uma petrolífera estrangeira, será semelhante às reservas encontradas recentemente no Uganda.

Kibaki alertou, porém, que a viabilidade comercial do petróleo descoberto no fim-de-semana na região de Turkana, na fronteira com o Uganda e o Sudão do Sul, ainda é incerta, mas considerou a situação como “um grande avanço”.

“É a primeira vez que o Quénia faz tal descoberta e são muito boas notícias para o país”, declarou o presidente, ressalvando, porém, que “este é ainda o início de uma longa viagem para que o país se torne num produtor de petróleo, o que normalmente leva mais de três anos”.

A exploração de petróleo naquela região está a cargo da empresa Tullow Oil desde o ano passado.

No Uganda foi descoberto petróleo em 2006, mas o país ainda não alcançou o estágio de produção. Apesar de estar previsto o Uganda colocar algum petróleo no mercado no próximo ano, a sua produção não atingirá velocidade cruzeiro antes de 2016.

O ministro da Energia do Quénia, Kiraitu Murungi, disse, citado pelo jornal Daily Nation, que a empresa Tullow o informou de que as reservas de petróleo do país poderão ser maiores do que as do Uganda.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues