Presidente do Novo Banco diz que mandato da administração é criar valor

Eduardo Stock da Cunha assumiu funções esta semana.

Foto
Eduardo Stock da Cunha agradece ainda a Vítor Bento e à sua equipa "pelo trabalho efectuado na estabilização do banco". Enric Vives-Rubio

O presidente do Novo Banco, que assumiu funções na quarta-feira, disse nesta quinta-feira aos colaboradores que o mandato da administração é criar valor para a instituição "e não a discussão permanente" sobre o modelo ou data de venda.

"O nosso mandato é claro: estamos aqui para recuperar e criar valor para a nossa instituição e assegurar que voltamos a ocupar a posição de liderança que o mercado nos reconhece, através das competências que nos distinguem: qualidade de serviço e dinâmica comercial, nacional e internacional, sempre apoiadas na eficiência das áreas de suporte. Temos de voltar a captar clientes e a crescer em volume de depósitos e créditos de bom risco", refere Eduardo Stock da Cunha, numa mensagem interna enviada esta manhã aos trabalhadores e à qual a Lusa teve acesso.

"Este é o nosso mandato -- e não a discussão permanente sobre o modelo ou a data de venda" do Novo Banco, acrescentou.
"Apesar das questões e dificuldades que todos sabemos existirem, o projecto do Novo Banco assenta na melhor equipa de banca em Portugal. Sei bem do que falo, sobretudo quando, tendo trabalhado na concorrência, me recordo da multiplicidade de clientes e operações perdidas para este banco", afirma Eduardo Stock da Cunha, dirigindo-se em primeiro lugar aos colaboradores da instituição.

"Foi convosco que o banco se tornou líder nos principais segmentos de actividade e uma referência na inovação e qualidade de serviço", apontou.

Eduardo Stock da Cunha agradece ainda a Vítor Bento e à sua equipa "pelo trabalho efectuado na estabilização do banco".

"Aos colaboradores do Novo Banco gostaria de deixar claro, em meu nome e em nome dos restantes membros do Conselho de Administração, que podem contar connosco, que saberemos ouvir, trabalhar em equipa e decidir", refere, adiantando que a nova equipa de gestão conhece os desafios e dificuldades que existem e que "não desaparecerão de um dia para o outro".

No entanto, "sabemos também que 'arregaçar as mangas' e não ficar 'de braços cruzados' é a única forma de assegurar o futuro deste banco e dos seus colaboradores", por isso, "'mãos à obra, que o Novo Banco é essencial para todos nós, para as famílias e empresas do nosso país e para o futuro de Portugal", conclui Eduardo Stock da Cunha na sua mensagem.

O Banco de Portugal confirmou no domingo que Eduardo Stock da Cunha foi o escolhido para suceder a Vítor Bento na liderança do Novo Banco, depois de o último ter pedido para deixar o cargo, apenas dois meses depois de ter sido nomeado.

No dia 3 de Agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.

No chamado “banco mau”, um veículo que mantém o nome BES mas que está em liquidação, ficaram concentrados os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas.

No "banco bom", o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os activos e passivos considerados não problemáticos.

Sugerir correcção
Comentar