Presidente do banco de Amorim em Moçambique sai do cargo

João Figueiredo, até aqui CEO do Banco Único, do qual é também accionista, renunciou ao cargo.

Foto
Amorim está no Banco Único associado à Visabeira Pedro Maia

O moçambicano Banco Único, dominado apor Américo Amorim e pela Visabeira (via Gevisar), comunicou esta quinta-feira a renúncia de João Figueiredo do cargo de presidente da comissão executiva. A nota de imprensa da instituição financeira, citada pela Lusa, informa que o cargo será ocupado interinamente pelo vice-presidente do banco, António Correia. Já o ex-ministro das Finanças de Moçambique Magid Osman vai ocupar o cargo de presidente da assembleia geral (substituindo Hélder Muteia).

Fica por esclarecer se João Figueiredo vendeu a sua posição accionista, uma vez que é detentor de 10,34% do capital do Banco Único. O gestor, que lançou este banco em 2011, deixou o cargo de CEO do Millennium bim (maioritariamente detido pelo BCP e líder de mercado) em 2010.

No ano passado, o banco sul-africano Nedbank entrou no capital do Banco Único, ficando com 36,59%. Nessa altura, Américo Amorim e a Visabeira, que eram donos de 72,8% através da holding Gevisar (e na qual o maior accionista é Amorim), reduziram a sua posição para 36,59%.  O restante capital está disperso por investidores locais, como a SF Holdings, do empresário Salimo Adbula (8,9%), e o Instituto Nacional de Segurança Social (2%).

Tanto a Visabeira como Américo Amorim detém vários outros negócios em Moçambique. A Visabeira aposta em áreas tão diversas como energia, telecomunicações, indústria, comércio e serviços, turismo, construção e imobiliário. Quanto a Américo Amorim, além de ser o presidente não executivo e o maior accionista da Galp Energia, que detém 10% do bloco 4 na bacia do Rovuma (com um enorme potencial de exploração de gás natural), está também nos negócios agrícolas. O empresário é um dos donos da Agromoz, que produz soja na província da Zambézia, tendo como parceiros os brasileiros da Pinesso e os moçambicanos do grupo Intelec.

No universo dos investimentos de Américo Amorim, esta é a segunda mudança de topo em poucos dias. Na sexta-feira passada soube-se que Manuel Ferreira de Oliveira ia deixar de ser o presidente executivo da Galp Energia, sendo substituído no cargo por Carlos Gomes da Silva.

 

Sugerir correcção
Comentar