Presidente da Fed diz que a valorização nas bolsas mundiais é muito elevada

Há riscos para a estabilidade financeira, diz a presidente do banco central norte-americano, Janet Yellen

Foto
Presidente da Fed considera que houve progressos na regulação do sistema financeiro desde a crise de 2008 ROBERT GALBRAITH/REUTERS

A presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), Janet Yellen, alertou esta quarta-feira para o nível elevado de valorização dos mercados bolsistas, considerando que apresenta "riscos potenciais" para a estabilidade financeira.

"Gostaria de sublinhar que as valorizações bolsistas são, nesta altura, bastante elevadas, de uma forma geral", afirmou a presidente do banco central norte-americano, que falava numa conferência em Washington, na qual também participou a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

"Isso tem riscos potenciais", afirmou Yellen, acrescentando que não vê, no entanto, "sinais de bolha financeira" e que os riscos para a estabilidade financeira "são moderados".

Na conferência destinada a debater a crise financeira de 2008, Janet Yellen destacou os progressos feitos desde então pelos organismos de regulação para enfrentar os riscos no sector financeiro, que estiveram na origem dessa crise.

"Creio que fizemos progressos significativos na hora de enfrentarmos os problemas de incentivos no sector financeiro, especialmente o bancário", disse Yellen.

Christine Lagarde defendeu mais reformas na remuneração de dirigentes de empresas, em particular de bancos, para que deixem de estar ligadas a riscos excessivos.

"Os mecanismos de compensação devem ser estruturados de forma a favorecer o desempenho a longo prazo e a solidez da empresa", afirmou.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários