Preço das casas voltou a cair ligeiramente em Janeiro, depois de três meses a subir

Preços em Janeiro recuaram 0,3% face a Dezembro e 0,9% em termos homólogos.

Foto
Autarquias estão contra o fim do imposto que é cobrado quando os imóveis são transaccionados. Adriano Miranda

Os preços de venda das casas em Portugal voltaram a cair ligeiramente em Janeiro, interrompendo uma tendência de subida de três meses, revelam os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi).

No primeiro mês do ano, os preços das casas baixaram 0,3% em comparação com o mês de Dezembro e caíram 0,9% face a Janeiro de 2013. A variação homóloga revela uma ligeira melhoria, já que a queda de Dezembro de 2013 face ao mesmo mês do ano anterior foi de 1,4%.

Os dados do ICi, relativos apenas ao território Continental e calculados a partir de dados das mediadoras imobiliárias, mostram que as casas novas registaram uma queda de 0,7%, na comparação entre Janeiro de 2014 e Dezembro de 2013. Já nas habitações usadas, a descida de preços foi de 0,1%.

A variação homóloga dos fogos novos revela uma ténue tendência de melhoria, já que foi positiva em 0,2%. No segmento das casas usadas, os preços continuaram em terreno negativo, ao cair 1,7%.

Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), os preços caíram 0,2% em Janeiro face ao mês anterior, mas a taxa de variação homóloga foi positiva, com os preços a subirem 0,4%.

À semelhança do mercado nacional, a desvalorização mensal dos preços na AML foi mais acentuada nas casas novas (-0,4%) do que nas casas usadas (-0,1%). Comparando com o mesmo período em 2013, em Janeiro de 2014 os preços dos fogos novos cresceram 3,1%, já os preços dos usados diminuíram 0,8%.

Os dados do ICi incluem informação do portal LardoceLar.com, que agrega a carteira de mais de 1400 empresas de mediação imobiliária, numa oferta total acumulada de cerca de 500 mil imóveis.

Sugerir correcção
Comentar