Potência instalada de renováveis aumentou 25% ao ano na última década

Ritmo de crescimento “tende para um abrandamento significativo", refere empresa de estudos.

Foto
Feldheim conta hoje com mais torres eólicas do que com casas Pedro Cunha

A potência instalada de energias renováveis em Portugal registou um aumento médio anual de 25% na última década, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela empresa de estudos espanhola DBK.

A DBK refere, no entanto, que o ritmo de crescimento “tende para um abrandamento significativo, devido às dificuldades de financiamento existentes e aos cortes dos incentivos públicos à produção”.

Em Dezembro de 2012, a potência instalada total em Portugal continental foi de 5289 Megawatt (MW), mais 244 MW do que no mesmo mês do ano anterior.

No que respeita ao tipo de energia, a potência instalada de energia eólica representou 84,1% do total em 2012, atingindo os 4450 MW, um crescimento de 3,5% em relação a 2011.

A energia de mini-hídricas (gerada em instalações com uma potência inferior ou igual a 10 MW) registou uma potência de 359 MW em 2012, o equivalente a 6,8% do total.

A DBK destaca a “crescente participação da solar fotovoltaica e da energia procedente do aproveitamento do biogás”, que registaram, em 2012, aumentos em termos de potência instalada de 43% e 42%, respectivamente.

A produção de electricidade a partir de energias renováveis situou-se nos 12.144 Gigawatts/hora (GWh) no ano passado, o equivalente a 26,9% da produção eléctrica total em Portugal continental, enquanto as receitas resultantes da venda desta energia atingiram 1274 milhões de euros, uma subida de 12,5% relativamente a 2011.

A DBK refere contudo que, a médio prazo, a evolução do sector “será condicionada” pelas alterações legislativas “tendentes à redução dos incentivos à produção de energias renováveis”.

A empresa de estudos estima que, no final deste ano, estejam ligadas à rede cerca de 5415 MW de potência, um valor que traduz um crescimento de 2,3% relativamente ao exercício anterior.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar