Postos da BP Portugal aumentam preço da gasolina 95 e 98

Foto
PUBLICO.PT

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) alertou hoje para o aumento do preço da gasolina sem chumbo 95 e 98 octanas nos postos da BP Portugal, no âmbito da entrada em vigor da liberalização dos combustíveis.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Anarec, António Saleiro, adiantou que o preço da gasolina sem chumbo 95 aumentou um cêntimo, para 0,96 euros, em todos os postos de abastecimento da BP. Também a gasolina sem chumbo 98 subiu, de 1,015 para 1,025 euros.

Com a entrada hoje em vigor da liberalização dos combustíveis, os revendedores passam a fixar livremente os preços. Assim, os preços de venda ao público da gasolina sem chumbo 95, do gasóleo rodoviário e do gasóleo colorido e marcado deixam de estar sujeitos ao regime de preços máximos, que era fixado mensalmente por portaria governamental.

A gasolina sem chumbo 98 já era liberalizada, mas os revendedores obedeciam ao acordo de praticaram o mesmo preço.

Os cerca de dois mil revendedores do país ficam obrigados a comunicar todas as semanas à Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE), até às 12h00 de cada sexta-feira, o preço médio semanal de venda praticado para cada produto, por concelho, por posto e por tipo de posto.

Sugerir correcção
Comentar