Na Europa, os portugueses são os que menos compram pela Internet

Consumidores portugueses preferem transacções em que possam inspeccionar pessoalmente o produto.

Foto
A Polícia Judiciária volta a advertir para os riscos inerentes ao uso das redes sociais para manter contactos com pessoas desconhecidas AFP

Um inquérito do Eurobarómetro sobre utilização da Internet e cibercrime publicado na sexta-feira mostra que apenas uma pequena parte dos utilizadores de Internet em Portugal (15%) efectua compra de bens ou serviços online.

Os países mais próximos da percentagem de Portugal são a Hungria, com 17%, e Croácia e Bulgária, ambas com 21%.

O Eurobarómetro mostra que, no total, metade dos utilizadores da União Europeia (UE) faz compras pela Internet. Os países que mais recorrem a este método são a Suécia e a Holanda, onde 77% da população utiliza a Internet para comprar bens ou serviços, seguidos de perto pela Dinamarca (75%).

Os inquiridos portugueses apontaram como principal razão para não utilizarem a Internet a preferência pela transacção em pessoa: 49% preferem inspeccionar o produto e questionar uma pessoa directamente, sendo que na média da UE este valor desce para 24%.

A justificação que 35% dos utilizadores portugueses (o mesmo que na UE) utilizam para evitar as compras na Internet é a preocupação com os pagamentos online: 29% está preocupado com a utilização abusiva dos seus dados pessoais ao utilizar este meio.

Portugueses lêem na Internet
Em termos da utilização, os portugueses acedem à Internet principalmente para consultar o email (80%), utilizar redes sociais (67%) e ler jornais (62%). A utilização das redes sociais e a leitura de jornais online em Portugal é superior à média da UE (53% e 60%, respectivamente).

O Eurobarómetro mostra ainda que 90% dos utilizadores de Internet em Portugal evitam revelar informação privada na rede.

O estudo inquiriu 1007 indivíduos em Portugal e 26.680 na UE. Foi levado a cabo entre Maio e Junho de 2013.  

Dados do Eurostat divulgados no mês passado indicavam que 39% dos utilizadores em Portugal tinha feito compras na Internet, o que colocava o país em 23.º na Europa. Os valores tinham sido calculados com base num inquérito em que se perguntava se os utilizadores tinham feito alguma compra online nos 12 meses anteriores.

Sugerir correcção
Comentar