Num único dia, os portugueses levantaram 137 milhões de euros das caixas automáticas da rede Multibanco e fizeram 1,8 milhões de levantamentos. Foi um recorde histórico registado pela SIBS a 21 de Dezembro, que foi também o dia do ano com mais transacções deste tipo. Em 2011, o dia com mais levantamentos aconteceu a 23 de Dezembro (1,7 milhões no valor de 130 milhões de euros).
Apesar dos montantes e valores em causa, o mês do Natal ficou marcado por uma queda semanal consecutiva do dinheiro retirado das caixas Multibanco e do número de compras e serviço pagos com cartão.
Entre 1 e 31 de Dezembro, o montante total movimentado caiu 267 milhões de euros (5%) face ao período homólogo de 2011, para 5,4 mil milhões de euros. O número de compras desceu 8,5% e o montante derrapou 6,8%, para 2,9 mil milhões de euros. Nos levantamentos, aumentaram as operações (0,3%) mas diminuíram os valores: 2,5 mil milhões de euros, menos 2,2% face ao ano passado.
Contas feitas, nos 31 dias de Dezembro e entre compras e levantamentos foram transaccionados 174,5 milhões de euros por dia.
Os pagamentos no comércio a retalho pesaram um terço do total de compras nos terminais do Multibanco e totalizaram 1,1 mil milhões de euros (uma redução de 4,5%). Já nos super e hipermercados as compras desceram 5% para 790 milhões. Restaurantes e hotéis viram diminuir o número de pagamentos em 2%.
"Verificou-se uma maior concentração de compras aos sábados, com mais de 2,2 milhões de operações registadas por dia”, refere a SIBS. Os distritos de Lisboa, Porto e Setúbal representaram mais de metade das operações.
Os dados da empresa, divulgados ontem ao final do dia, parecem confirmar as expectativas do sector do comércio quanto às vendas neste Natal. O aumento do desemprego, os cortes salariais e do subsídio dos funcionários públicos e pensionistas já faziam antever uma época mais fraca de vendas, em comparação com anos anteriores.
“O Natal “não foi brilhante”, admite João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços. “Alguns sectores acreditam que os portugueses adiaram as compras para a época de saldos que está agora a decorrer mas não será suficiente para recuperar o atraso”, disse ao PÚBLICO.
As transacções com cartões na rede Multibanco em Dezembro reflectem o travão nos gastos naquela que é a época mais forte de vendas para o comércio. A SIBS ressalva que as alterações “verificadas na aceitação de cartões de pagamento” - nomeadamente nos supermercados Pingo Doce - terão empolado a queda do número de compras e a “sobredimensionar o crescimento do número de levantamentos”.

Comentar