Portugueses aplicaram 323 milhões de euros em certificados de aforro em Julho

O valor dos cerificados de aforro levantados no mesmo mês foi de 60 milhões de euros.

Foto
Desde o início do ano foram aplicados 11.200 milhões de euros em certificados de aforro David Clifford/Arquivo

Os portugueses aplicaram 323 milhões de euros em certificados de aforro em Julho, o que, excluindo os levantamentos do mês (60 milhões), dá um saldo líquido de 263 milhões de euros. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, o valor aplicado em certificados de aforro totalizava 11.120 milhões de euros, segundo os dados do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

De acordo com o boletim de Agosto, o Estado tinha no final do mês passado 11.120 milhões de euros em certificados de aforro e 3.476 milhões de euros em certificados do tesouro, somando 14.596 milhões de euros.

Em Julho, o saldo dos certificados do tesouro tiveram um contributo positivo, aumentando 324 milhões de euros face ao mês anterior.

Relativamente aos certificados de aforro, os portugueses investiram 323 milhões de euros em Julho neste instrumento e amortizaram 60 milhões de euros, enquanto nos certificados do tesouro as famílias aplicaram 326 milhões de euros e levantaram dois milhões.

O Governo tem vindo a tentar captar a poupança das famílias para a dívida pública. Depois de, em Agosto de 2012, ter alterado as condições de remuneração dos certificados de aforro, no final de Outubro de 2013 lançou os Certificados do Tesouro Poupança Mais, cujas subscrições têm feito aumentar o saldo dos certificados do tesouro.

 

Sugerir correcção
Comentar