Portuguesa Agroop angaria 80 mil euros em plataforma de financiamento Seedrs

Foto
Carlos Silva, co-fundador da Seedrs, satisfeito com o sucesso da operação. Nuno Ferreira Santos

A Agroop, empresa tecnológica para o sector agrícola, foi a primeira start-up portuguesa a concluir com sucesso uma campanha de angariação de financiamento (equity crowdfunding) na plataforma de financiamento colaborativo luso-britânica Seedrs, ao levantar 80.000 euros de 133 investidores.

"A Agroop excedeu o objectivo de 75 mil euros [por 5% do capital], levantando 80.000 euros de 133 investidores nacionais e internacionais" e "mantém a campanha aberta a mais investidores", diz um comunicado divulgado esta quarta-feira, acrescentando que "este encaixe vai servir sobretudo para acelerar o processo de desenvolvimento do primeiro produto da empresa, a plataforma Agroop Operacional".

O documento refere ainda que a Agroop está avaliada em perto de 1,4 milhões de euros.

"Para mim, pessoalmente, é um grande marco ter uma empresa do meu país a estrear e concluir uma operação de financiamento, juntando-se a mais de uma centena de empresas europeias que já recorreram a este modelo de investimento. Acredito que outras empresas portuguesas podem encontrar financiamento de milhares de potenciais investidores, nacionais e internacionais", afirma Carlos Silva, co-fundador e presidente da Seedrs.

Por sua vez, o presidente executivo da Agroop, Bruno Fonseca, refere no comunicado que estas plataformas permitem à empresa "não só obter financiamento essencial para o lançamento do produto, mas ao mesmo tempo promovê-lo junto de potenciais clientes e parceiros".

A Agroop Operacional é uma multiplataforma na Internet (smartphone, tablet e computador) que vai ligar os produtores às suas associações, permitindo-lhes comunicar dados em tempo real, solicitar assistência remota, receber alertas climatéricos e de sanidade, quantificar os seus custos e até gerir recursos humanos.

A <i<start-up </i> (empresa recém-criada) quer apoiar estes agentes ao longo da sua actividade e dar-lhes a possibilidade de serem mais competitivos perante um paradigma agro-alimentar muito exigente.

A Seedrs é a maior plataforma europeia para este tipo de financiamento colaborativo, juntando hoje empresas e investidores numa plataforma online, abrindo assim a possibilidade a qualquer pessoa de investir em acções de novas empresas, Pequenas e Médias Empresas (PME) e <i>start-up</i>.

Tem escritórios em Lisboa, Londres e São Francisco e já angariou capital para mais de 100 empresas de vários países, incluindo Reino Unido, França, Espanha, República Checa e Suíça e agora Portugal.

A plataforma está aberta a investidores e empresas na Europa, aceitando campanhas e investimento em euros e libras e foi a primeira plataforma a nível mundial a ter a sua actividade autorizada e regulada, especificamente pela Financial Conduct Authority no Reino Unido.

Sugerir correcção
Comentar