Portugal sai do défice com o exterior e regista excedente de 900 milhões de euros

O défice de 1200 milhões de euros com o exterior registado no segundo trimestre de 2012 foi corrigido para um excedente da balança comercial de 900 milhões de euros.

Foto
Sector dos serviços registou excedente com o exterior de 3300 milhões de euros Soe Zeya Tun/Reuters

Portugal saiu do défice da balança de pagamentos com o exterior e registou um excedente de 900 milhões de euros no terceiro trimestre de 2012, de acordo com os dados publicados nesta quinta-feira pelo Eurostat. No trimestre anterior, Portugal registou um défice com o estrangeiro de 1200 milhões de euros e, no terceiro trimestre de 2011, o défice foi de 1500 milhões de euros.

Ao contrário do que a acontece com a balança de pagamentos orçamental, a balança de pagamentos com o exterior deixa de lado todas as transferências financeiras no território nacional. De resto, esta balança regista o saldo de todas as transações financeiras entre entidades nacionais e estrangeiras em bens, serviços e salários.

A tendência para a redução do défice com o exterior começou no último trimestre de 2011. A partir deste período, em que Portugal registou um défice de 2000 milhões de euros, a recuperação da balança de pagamentos com o exterior não teve interrupções.

Também a Zona Euro recuperou de um défice com o exterior no terceiro trimestre. O saldo da balança de pagamentos dos 17 países do Euro recuperou de um défice de 6800 milhões de euros para um excedente de 28.800 milhões de euros.

O sector dos serviços deu um empurrão aos números da balança orçamental portuguesa, ao ter subido para um excedente de 3300 milhões de euros no terceiro trimestre. No trimestre anterior, este valor tinha ficado num excedente de 2000 milhões de euros.

A acompanhar a tendência portuguesa estão também a Grécia, Espanha e Itália. De acordo com o Eurostat, ambos os países recuperaram do défice no segundo trimestre para um excedente nos últimos resultados para o terceiro trimestre.

A Grécia recuperou de um défice com exterior de 1900 milhões de euros e regista agora um excedente de 3000 milhões de euros. Já a Espanha recuperou de um défice de 2700 milhões e entrou num excedente de 1900 milhões de euros. A Itália, por sua vez, passou dos 700 milhões de euros de défice no segundo trimestre para um excedente de 1000 milhões de euros no terceiro trimestre de 2012.

Mas o maior excedente da balança de pagamentos com o exterior continua a pertencer à Alemanha, que tem praticamente quatro vezes mais excedente comercial da Holanda, o segundo país com o maior valor. No terceiro trimestre, a Alemanha registou um aumento do excedente com o exterior para os 41.500 milhões de euros, depois de no trimestre anterior ter registado 37.600 milhões. A Holanda subiu também o excedente no terceiro trimestre, para os 12.600 milhões.

Já o Reino Unido tem o maior défice da balança de pagamentos com o exterior. No terceiro trimestre de 2012, os britânicos registaram perdas de 20.200 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar