Portugal regista o maior crescimento europeu na produção industrial em Outubro

Apesar de ter uma das mais negativas variações anuais, a subida de 4,8% na produção industrial dá a Portugal o maior aumento europeu de Outubro.

Portugal continua a registar uma das maiores quedas na produção industrial em termos anuais Nélson Garrido

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, Portugal registou um crescimento de 4,8% na produção industrial de Setembro para Outubro de 2012, o maior aumento nos 27 países da União Europeia.

Em termos de variação mensal, este resultado não compensa a queda de Setembro, mês em que o Eurostat registou uma quebra na produção industrial portuguesa de 12,1%.

De Setembro para Outubro, a produção industrial na zona euro registou um decréscimo de 1,4%. Destacam-se as quedas da Estónia, com menos 5,3%, da Holanda, com uma quebra de 4,7%, e da Alemanha, que registou uma redução de 2,4%. No campo das subidas, atrás de Portugal ficaram a Irlanda, cuja produção subiu 2,7%, e a Polónia, com mais 1,9%.

Mesmo tendo registado a maior subida europeia de Outubro, o gabinete de estatística europeu aponta Portugal como tendo sofrido uma das principais quedas, em termos anuais, na produção industrial. Até Outubro deste ano, o sector registou uma quebra de 3,9%, o mesmo resultado da Holanda. Em termos anuais, a quebra é apenas maior nos casos da Irlanda, cuja produção industrial baixou 16,2% até Outubro, de Itália, com uma queda de 6,2%, e da Bulgária, com 4,2% de variação negativa. 
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues