Portugal paga juros mais altos em leilão de bilhetes do tesouro

Portugal colocou no mercado 1000 milhões de euros em bilhetes do tesouro. Procura superou o montante em leilão.

Foto
Cristina Casalinho lidera IGCP. Daniel Rocha

Portugal colocou esta quarta-feira 1000 milhões de euros em bilhetes do tesouro (BT) a três e doze meses às taxas de juro médias de 0,156% e 0,32%, superiores às pagas nos anteriores leilões comparáveis.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), liderada por Cristina Casalinho, anunciou que foram colocados 800 milhões de euros em bilhetes do tesouro a um ano à taxa de juro média de 0,32%, acima da de 0,225% praticada a 17 de Setembro quando Portugal colocou no mercado 750 milhões de euros.

A procura de bilhetes do tesouro a um ano atingiu 1273 milhões de euros.

Em relação aos BT a três meses, a IGCP informa que foram colocados 200 milhões de euros a uma taxa de juro média de 0,156%, também acima da de 0,11% paga a 15 de Outubro, quando foram colocados 250 milhões de euros neste prazo.

Para esta emissão a três meses, a procura foi 665 milhões de euros, mais do triplo do montante colocado.

A IGCP tinha anunciado para esta quarta-feira a realização de dois leilões para colocar um montante indicativo entre 750 e 1000 milhões de euros a três e doze meses.

Os dois leilões estavam já previstos no programa de financiamento para o quarto trimestre do ano, período durante o qual a agência que gere a dívida pública portuguesa espera emitir até 5000 milhões de euros em BT e obrigações do tesouro.

Sugerir correcção
Comentar