Os operadores das redes eléctricas de Portugal, Espanha, França e Marrocos criaram uma plataforma electrónica conjunta para publicação de informação sobre as interligações de energia eléctrica, incluindo sobre preços, para “uma maior transparência dos mercados”.
“A concretização deste objectivo por parte dos operadores não só providencia maior transparência na região como antecipa a implementação dos regulamentos europeus relativos a transparência dos mercados de energia eléctrica”, explicou a REN – Redes Energéticas Nacionais.
A plataforma de transparência da IESOE vai agregar informação sobre capacidades de interligação entre os sistemas eléctricos de França, Espanha, Portugal e Marrocos e a sua respectiva utilização que disponibilizará aos agentes de mercado e ao público.
De acordo com a REN, a plataforma também deverá disponibilizar informação, em tempo real, sobre a utilização da capacidade de interligação, bem como informação relativa aos mecanismos de gestão de congestionamento de longo prazo, preços dos mercados organizados e informação económica relativa à gestão da interligação.

Comentar