Portugal emite dívida a dez anos e procura já superou os 4000 milhões

Preço inicial para testar a adesão dos investidores é de 405 pontos

Foto
PT, que também foi apanhada na instabilidade do GES, encerrou a cair quase 7% Rafael Marchante/Reuters

Portugal está a lançar, nesta terça-feira uma emissão de dívida a dez anos, a primeira desde que pediu ajuda internacional. De acordo com a Bloomberg, a procura já superou os 4000 milhões de euros.

A agência diz ainda que o preço inicial com que está a testar a adesão dos investidores é de 405 pontos.

O Governo, através do IGCP, está a testar os mercados com uma emissão de Obrigações do Tesouro a dez anos. A operação é sindicada com o apoio da Caixa – Banco de Investimento (Caixa BI), Citi, Credit Agricole, Goldman, HSBC e Société Générale. São os bancos quem têm de avaliar o apetite dos investidores pela dívida.

De acordo com a Reuters, a dívida terá maturidade em Fevereiro de 2024. Quanto ao valor, David Schnautz, responsável por esta área de negócio no Commerzbank em Nova Iorque, afirmou que a expectativa passa por uma emissão de 2,5 mil milhões de euros, o mesmo montante que foi colocado no mercado em Janeiro.

A julgar pelo alívio das taxas de mercado de Portugal nos últimos dias, o sindicato bancário encontra um bom ambiente em termos de preço. Na segunda-feira, ao final do dia, as Obrigações do Tesouro a dez anos no mercado secundário estavam nos 5,49%, um valor mínimo desde Agosto de 2010.

O ministro das Finanças afirmou
, em Bruxelas, que a emissão de dívida foi um “grande sucesso”, salientando que a procura superou a oferta em “mais do que três vezes”.

“A operação foi um grande sucesso, os livros estão praticamente fechados e existe um excesso bastante considerável da procura sobre a oferta”, afirmou Vítor Gaspar, aos jornalistas, à margem de uma conferência a decorrer em Bruxelas.

"A procura excedeu a oferta em mais do que três vezes, o que quer dizer que tivemos mais de 9 mil milhões de euros de procura pelos nossos títulos a 10 anos", adiantou.

Por seu lado, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, afirmou que o leilão de dívida a 10 anos em curso significa o regresso de Portugal aos mercados financeiros “passo a passo”.

“Hoje é um dia importante, estamos a emitir dívida pública a 10 anos. É a segunda vez [que Portugal emite dívida] desde 2011 e a primeira vez a 10 anos, desde o resgate”, disse o ministro.

“Significa que estamos a regressar aos mercados passo a passo”, adiantou.

Notícia corrigida e actualizada às 12h20 - A emissão está a decorrer hoje, terça-feira, e não quarta-feira, como se escrevia. Acrescenta declarações do ministro das Finanças

Sugerir correcção
Comentar