Portugal é o segundo país da Europa com maior aumento no registo de carros novos

Em Janeiro, o número de novas matrículas aumentou pelo quinto mês consecutivo em toda a Europa. Mas em números absolutos, o total de viaturas é um dos mais baixos registados num mês de Janeiro, desde 2003

Foto
Em toda a Europa a procura de novos carros aumentou pelo quinto mês consecutivo Rui Farinha/Arquivo

O registo de novos automóveis de passageiros em Portugal aumentou 31,8% em Janeiro. Mas apesar desta variação significativa, em termos absolutos, foram registados 9255 viaturas no primeiro mês de 2014, avança a Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA na sigla francesa).

Comparando com outros países da União Europeia (excluindo Malta), Portugal foi o segundo país com maior crescimento, numa lista que é liderada pela Irlanda. Neste país, foram registados 22.913 automóveis, mais 32,8% em comparação com Janeiro de 2013. Em terceiro lugar está a Croácia, com mais 29,4% de registos, para um total de 2347.

Em toda a Europa a procura de novos carros aumentou pelo quinto mês consecutivo (+5,5%), mas em termos absolutos o total de 935.640 veículos que entraram nos stands de venda não significa que o mercado recuperou. A ACEA sublinha que este é o “segundo resultado mais baixo até agora registado num mês de Janeiro, desde que a associação iniciou a série em 2003, com a União Europeia alargada”.

A maioria dos países registou crescimentos, de mais 7,6% no Reino Unido e Espanha, a mais 7,2% na Alemanha e Itália.

Os fabricantes com melhor variação positiva foram o grupo Renault (só a Dacia, a linha de viaturas mais baratas, disparou 38,9%, para 20.243) , a Mazda, com mais 34,9% de novos carros no mercado, num total de 13.417 unidades, e a Mitsubishi (+12,5%).

Contudo, o maior grupo é a VW, lidera o mercado com uma quota de 25,4% (era de 24,6% em 2013) e registou um total de 237.538 automóveis em Janeiro, uma subida de 8,9%. Segue-se a Peugeot Citroen, com 109.257 novos registos e o grupo Renault.

No lado oposto, com queda de novas viaturas, está a Hyundai, o grupo General Motors (Opel e Chevrolet) e a Fiat, que se fundiu com a Chrysler, dando origem ao FCA - Fiat Chrysler Automobiles), grupo que será registado na Holanda e que vai domiciliar os impostos no Reino Unido.

Sugerir correcção
Comentar