Portugal continua a registar o maior aumento de venda de carros da UE

Tendência de aumento iniciada há 22 meses prossegue na Europa. Portugal lidera retoma com subida de 33,9% em Junho.

Foto
Em Junho foram vendidos 1,36 milhões novos veículos ligeiros de passageiros na UE Daniel Rocha

Mais uma vez, foi em Portugal que se registou o maior aumento de venda de automóveis de passageiros. Os números divulgados nesta quinta-feira pela Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) mostram que há mais 5300 carros vendidos em Junho de 2015 que em igual período do ano anterior, o que significa um aumento de 33,9%. No total, foram vendidas 21 mil viaturas em Junho em Portugal.

Em Maio, o crescimento homólogo da comercialização de veículos ligeiros de passageiros tinha sido já de 33,1% e, em Abril, de 21,9%. Em Março, o aumento percentual foi ainda maior, com o registo destes automóveis a crescer 41,8%.

Contabilizados os primeiros seis meses do ano, o registo de automóveis em Portugal também disparou em relação a 2014, verificando-se um crescimento de 32,8%.

A média de crescimento da União Europeia (UE) mantém-se igualmente positiva, anuncia a ACEA, reforçando a tendência que se regista na união há 22 meses consecutivos.

A subida de 14,6%, em Junho, em relação a igual período de 2014 significa o maior aumento mensal desde Dezembro de 2009, assinala o boletim da associação. No agregado, também entre os meses de Janeiro e Junho se verificou uma variação homóloga positiva, de 8,2%.

No total, no mês passado, foram vendidos 1,36 milhões novos veículos ligeiros de passageiros na UE, mais 173 mil que no ano anterior.

A ascensão dos indicadores europeus é alavancada pelos maiores mercados. Espanha, que cresceu 23,5% em Junho, encabeça o grupo, seguida por França (15%), Itália (14,4%) e Alemanha (12,9%). Alemanha e França revertem assim os números de Maio, que fecharam em terreno negativo.

Com crescimento superior a 20%, Irlanda (25,4%), Espanha e República Checa (20,4%) fecham o topo da tabela dos países da UE que maior aumento registou em Junho.

Ao registar 313 mil novas matrículas em Junho, a Alemanha continua a constituir o maior mercado europeu. Reino Unido e França mantêm a segunda e terceira posição, ao vender 257 e 225 mil novas viaturas de passageiros em Junho, respectivamente.

Na distribuição por grupos, a detentora de marcas como Volkswagen, Audi e Seat, a Volkswagen Group, continua a deter a maior fatia de mercado. Com a venda de 331 mil veículos em Junho, o grupo germânico viu crescer esse número a 16,8% em relação a 2014. No entanto, o grupo que mais subiu em termos homólogos foi a Mitsubishi (55,2%), sendo que as marcas que registaram o maior aumento percentual foram a Jeep (192,6%), do grupo FCA Group, e a Smart (86,4%), do grupo Daimler.

Também nesta quinta-feira, a ACEA reviu em alta as previsões de crescimento da indústria de automóveis ligeiros de passageiros para 2015. Depois de assinalar um desenvolvimento de 6,8% na primeira metade do ano, a associação actualizou a previsão de 2% para 5%. 

Este valor significaria atingir a marca de 13 milhões de novos veículos em 2015, ainda assim longe do número recorde de 16 milhões vendidos em 2007.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários