Portugal com segunda maior subida nas vendas de carros na zona euro

Apesar da queda generalizada na Europa, Jaguar foi a marca de carros com maior aumento.

Foto
Conjunto dos países da UE registou queda de 5% na venda de automóveis Daniel Rocha

Portugal registou a segunda maior subida nas vendas de carros na zona euro em Agosto, em contraciclo com a tendência europeia. O aumento de 13% na compra de automóveis foi apenas superado pela Irlanda, que registou um acréscimo de 19,6%.

Dados divulgados nesta terça-feira pela Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA) mostram que, em Agosto, foram vendidos 6152 carros em Portugal, o que significou um aumento de 13% face às 5442 unidades vendidas no mês precedente.

No acumulado dos primeiros oito meses de 2013, a subida em Portugal é mais ténue (5,8%, para um total de 72.027 automóveis vendidos). Ainda assim, coloca o país no segundo lugar do ranking de maiores subidas na zona euro, ultrapassado apenas pela Estónia (14,6%).

Ao nível da União Europeia (UE), Portugal registou o quarto maior aumento em Agosto, tendo sido superado pela Roménia (25,5%), Irlanda (19,6%) e Hungria (17,8%). Estas subidas acentuadas são, porém, casos isolados, já que a média do conjunto dos Estados-membros aponta para uma queda de 5%, para 653,9 mil unidades, depois de se ter assistido a um acréscimo de 5% no mês anterior. Os maiores recuos foram protagonizados por Chipre (-30%) e pela Eslováquia (-28,7%).

Em termos acumulados, a UE registou um decréscimo de 5,2% entre Janeiro e Agosto, para um total de 7,8 milhões de carros vendidos.

Os dados da ACEA revelam que estas quedas tiveram maior impacto sobre fabricantes como a Honda, a Suzuki, a Volkswagen, a Peugeot e a Citroën (estas duas últimas integram o grupo PSA). Todas estas marcas tiveram descidas superiores a 15%.

Por outro lado, houve fabricantes em contraciclo com a retracção na procura, como foi o caso de marcas de luxo como a BMW ou a Mercedes, que assistiram a subidas de 9,5% e 8,9%, respectivamente. O maior acréscimo foi, aliás, protagonizado pela Jaguar, que subiu 59%, tendo vendido 943 unidades em Agosto (um ano antes tinha comercializado 593).
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar