Portugal colocou 1000 milhões em OT a seis anos a taxa de juro mais baixa

Procura atingiu 1722 milhões de euros.

Foto
A abertura da bolsa lisboeta acompanhou a maioria dos mercados europeus Rafael Marchante/Reuters

Portugal colocou esta quarta-feira 1000 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) com maturidade a seis anos a uma taxa de juro de 1,5529%, inferior à, de 1,8563%, do anterior leilão comparável.

Segundo dados da Agência de Gestão do Crédito e da Dívida Pública (IGCP), publicados na página da entidade na agência Bloomberg, a procura desta emissão, com vencimento em Abril de 2021, atingiu 1722 milhões de euros.

No anterior leilão de OT com maturidade próxima de seis anos, que se realizou em Outubro do ano passado e que vence em Junho de 2020, Portugal colocou 1000 milhões de euros a uma taxa de 1,8563%.
O leilão de hoje foi o terceiro leilão de OT deste ano, depois de Portugal ter conseguido emitir um total de 2749 milhões de euros nos dois leilões anteriores (ambos com maturidades em Outubro de 2025), que se realizaram em Fevereiro.
De acordo com Filipe Silva, director da Gestão de Activos do Banco Carregosa, não houve surpresas. “O risco da dívida continua baixo, daí as taxas mais baixas. Mas mesmo sendo taxas historicamente baixas, são das mais altas na Europa. A seguir à Grécia o país que paga taxas mais elevadas para se financiar é Portugal. De resto, o montante emitido foi o que se pretendia e a procura situou-se na média da procura das emissões deste ano”, afirmou.

Sugerir correcção
Comentar