Portugal cai três lugares em ranking de competitividade

Finanças públicas, banca e emprego são apontados como desafios numa análise da responsabilidade do antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos.

Foto
Infra-estruturas científicas é uma das áreas em que Portugal está mais bem posicionado Fernando Veludo/NFactos

As finanças públicas, o desemprego e risco de instabilidade política pesaram na avaliação de Portugal e o país acabou por descer três lugares no ranking anual de competitividade da escola de gestão IMD, na Suíça.

No ano passado, Portugal tinha ficado em 36.º lugar numa lista de 61 economias (60 países mais a região de Hong Kong). Este ano caiu para o 39.º lugar, tendo sido ultrapassado por Espanha, Itália, Turquia e Letónia num índice em que se determina a capacidade de cada economia para fomentar a competitividade empresarial através de indicadores como o desempenho económico, a eficiência dos governos e das empresas, a qualidade das infra-estruturas, a burocracia e a legislação.

A saúde da banca e o investimento estrangeiro estão entre os principais desafios que Portugal tem para resolver em 2016, segundo o relatório, cujo capítulo sobre Portugal foi elaborado pela Porto Business School, representada no projecto pelo antigo ministro das Finanças de José Sócrates e professor universitário, Fernando Teixeira dos Santos. “Nos anos mais recentes Portugal melhorou o seu ranking na competitividade mundial mas, para que os progressos alcançados sejam sustentáveis, o país deve prosseguir na melhoria do desempenho da sua economia e da eficiência do governo”, afirmou Teixeira dos Santos, em comunicado.

De acordo com a análise feita, Portugal terá de “manter a redução do défice público”, atrair e reter investimento estrangeiro, sobretudo “através de políticas físicas estáveis”, promover reformas de trabalho que “favoreçam o mérito e a flexibilidade”, aumentar a produtividade e manter um excedente sustentável da balança comercial.

Os indicadores em que Portugal obteve pior classificação foram o emprego, as finanças públicas e a eficiência das empresas, no que diz respeito à gestão financeira e às práticas de gestão. Por outro lado, as posições mais elevadas foram conseguidas nos indicadores de preços, educação, saúde, ambiente e infra-estruturas científicas.

Fazendo as contas às quatro grandes áreas por onde os indicadores se distribuem, Portugal ficou em 48.º lugar, tanto no que diz respeito ao desempenho da economia como à eficiência do governo, em 28.º lugar na avaliação das infra-estruturas e em 46.º lugar na medição da eficiência empresarial, a única área onde se registou uma subida.

Um inquérito a executivos indica que a maioria considera que a qualidade das infra-estruturas e os custos são os principais factores de competitividade do país – foram elementos referidos por 79% dos inquiridos. As competências da força de trabalho foram referidas por 77% das pessoas, ao passo que uma atitude “aberta e positiva” foi assinalada por 66%. Do outro lado desta tabela estão a competência do governo e o regime fiscal, escolhidos por apenas 5% dos inquiridos.

Em termos globais, os EUA perderam este ano a liderança do ranking, que tinham tido nas três edições anteriores, passando para o terceiro lugar. A posição cimeira passou a ser ocupada por Hong Kong. A Suíça ficou em segundo.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários