Portucel aprova novo investimento de 120 milhões em Cacia

Empresa inaugura investimentos de 95,3 milhões na próxima semana.

Foto
Portucel alargou negócio ao papel para uso doméstico. nelson garrido

O grupo Portucel Soporcel vai inaugurar na próxima semana os dois investimentos realizados em Cacia e em Vila Velha de Ródão, no valor global de 95,3 milhões de euros, e vai anunciar um novo investimento no valor de 120 milhões de euros.

O novo investimento, a realizar até 2017, vai ficar localizado também em Cacia e criará uma nova linha de produção de papel tissue (uso doméstico). Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a empresa comunica a decisão de investimentos, “obtida que seja uma decisão favorável sobre a candidatura aos incentivos financeiros e fiscais a apresentar à AICEP”.

Em projecto está a criação de "uma linha de produção de papel tissue e respectiva transformação em produto final, com uma capacidade nominal de 70 mil toneladas por ano” que permitirá ao grupo dispor de uma capacidade total de 130 mil toneladas/ano neste sector, adianta o comunicado da empresa.

Em nota à Imprensa, o grupo recorda que a opção estratégica de diversificar a sua actividade e de entrar no negócio do tissue começou com a aquisição da AMS BR Star Parper.

Ainda segundo o grupo, dado que o modelo de negócio se baseia numa estratégia de integração directa de pasta na produção de tissue, afigurou-se que Cacia apresentava características adequadas para o desenvolvimento do novo investimento, permitindo também alcançar uma escala competitiva.

“Verificando-se as condições necessárias para a realização deste investimento, a Portucel prevê a possibilidade de iniciar a sua operação ainda durante o primeiro semestre de 2017”, refere o comunicado.

Os investimentos a inaugurar na próxima semana, dia 13 de Outubro, representam uma expansão do complexo industrial de Cacia na área de produção de pasta de papel, projecto que resulta de um investimento de 56,3 milhões de euros e permitirá aumentar em 30 milhões de euros anuais as exportações do grupo para mais 120 países.

Este investimento induz um aumento de 20% da capacidade produtiva desta unidade fabril de 294 para 353 mil toneladas/ano de pasta de papel, sendo de salientar que as soluções tecnológicas agora incorporadas são as mais evoluídas sob o ponto de vista industrial e ambiental. De referir ainda que esta expansão permitirá o aumento de produção de energia renovável em cerca de 9% para um total de 336,7 MW/ano.

No mesmo dia a empresa vai ainda inaugurar a duplicação da capacidade de produção em Vila Velha de Ródão na AMS, empresa que foi adquirida pelo grupo no início deste ano, um investimento no valor de 39 milhões de euros.

O grupo Portucel Soporcel é o terceiro maior exportador em Portugal, em 2014, a  empresa atingiu um novo máximo histórico de produção de papel, e aumentou o volume de vendas em 3%, para mais de 1564 mil toneladas. O volume de negócios atingiu cerca de 1542 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar