Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra ficam com administração comum

Foto
Projectos para o porto de Lisboa criticados pelos vereadores daniel rocha

O Governo aprovou nesta quinta-feira em Conselho de Ministros alterações na orgânica das administrações portuárias, impondo que o Porto de Lisboa e os Portos de Setúbal e Sesimbra passam a ter um conselho de administração comum, “em regime de acumulação de funções”. O objectivo, segundo o executivo, é avançar com um planeamento estratégico que promova “sinergias organizacionais e operacionais de ambas as empresas”.

Este conselho de administração será responsável por elaborar “um plano estratégico comum às duas administrações portuárias”, estabelecendo-se que este deve ter em conta a criação de "serviços partilhados e um posicionamento de promoção das potencialidades de captação de investimento nacional e estrangeiro das duas estruturas portuárias estruturais da área metropolitana de Lisboa”.

Esta decisão surge numa altura em que a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, já havia demonstrado estar pouco satisfeita com os detalhes dos estudos que estão feitos para a instalação de um novo terminal de contentores no Barreiro. A governante já tinha inclusivamente anunciado a realização de novos estudos ambientais, nomeadamente sobre dragagens, e também de viabilidade  económica.

Actualmente, a presidência da Administração do Porto de Lisboa (APL) está nas mãos de Marina Ferreira, e a Administração dos Portos de Sesimbra e Setúbal (APSS) nas mãos de Vitor Caldeirinha. Ambos terminaram os seus mandatos no passado mês de Dezembro, e ainda não foi possível apurar se algum deles será reconduzido. O que se sabe, para já, é que neste conselho de administração deverá ter assento um elemento indicado pela Área Metropolitana de Lisboa. 

Sugerir correcção
Comentar