Poder de compra em Portugal está um quarto abaixo da média da UE

Luxemburgo era, em 2012, o mais rico entre os 27.

Foto
O poder de compra dos portugueses é baixo quando comparado com os restantes países europeus Paulo Ricca/Arquivo

O poder de compra dos portugueses foi, em 2012, 23% inferior ao da média dos restantes países da União Europeia (UE), enquanto a produção de riqueza ficou um quarto abaixo do que se registou em média nos 27, revelou nesta quarta-feira o Eurostat.

Considerando que 100 é a média do total da UE, o poder de compra dos portugueses ficou em 77 pontos. Atrás de Portugal ficaram nove países: Lituânia, Eslováquia, Polónia, República Checa, Hungria, Letónia, Estónia, Roménia e Bulgária. Os gregos e os espanhóis distanciaram-se pela positiva, registando os primeiros 84 pontos e os segundos 93.

No que diz respeito ao PIB, Portugal ficou-se pelos 75 pontos, a par da Grécia e acima da maioria dos países de Leste.

Na produção de riqueza, o Luxemburgo liderou a tabela no ano passado, com 271 pontos, o que potenciou um poder de compra também acima da média: 141 pontos. Seguiu-se a Áustria. Fora da União Europeia, foi a Noruega que se destacou, com 195 pontos no que diz respeito ao PIB e 138 quando se olha para o poder de compra.

Na cauda dos 27 está a Bulgária e olhando para fora do espaço comunitário destacou-se, pela negativa, a Bósnia e Herzegovina, com 28 pontos no que toca ao PIB e 36 quando se fala em poder de compra.
 
 

Sugerir correcção
Comentar