Pingo Doce foi o único a ganhar novos clientes em 2013

Estudo da Kantar Worldpanel diz que cadeia da Jerónimo Martins conseguiu atrair 130 mil novas famílias às lojas

Foto
Promoção do 1.º de Maio de 2012 assinalou mudança de estratégia do Pingo Doce Direitos Reservados

Os supermercados Pingo Doce foram a única cadeia a conseguir conquistar novos clientes em 2013. De acordo com a análise da Kantar Worldpanel, a empresa conseguiu mais 2% de compradores, ou seja, ganhou 130 mil novas famílias, diz Sónia Antunes, directora-geral da empresa de estudos de mercado.

A mudança de estratégia do Pingo Doce, que arrancou com a promoção do 1.º de Maio em 2012, pode ajudar a explicar estes resultados. Depois de ter recusado talões e promoções, os supermercados do grupo Jerónimo Martins passaram a oferecer promoções constantes.

Ao mesmo tempo – e num cenário geral de contracção, com os portugueses a comprarem menos produtos no ano passado (uma queda de 1,5%) – o Pingo Doce e o Continente (do grupo Sonae, dono do PÚBLICO) foram os únicos a conseguir aumentar o grau de fidelização dos seus clientes. Em cada 100 produtos que um cliente comprou, 35,2% foram adquiridos no Continente, uma subida de um ponto percentual face a 2012. No Pingo Doce, a fidelização cresceu 2,5 pontos percentuais para 23,9%. O Lidl, o Intermarché e o Minipreço perderam neste indicador, com a cadeia alemã a registar a descida mais acentuada, de 1,4 pontos percentuais (para 14,6%). Já o Auchan teve um grau de fidelização na ordem dos 12,1%, menos 0,6 pontos percentais.

Com o preço a motivar as compras, “seria de esperar que os discounts fossem a solução mais procurada pelos lares”, diz Sónia Antunes. Contudo, tiveram a quota mais baixa de sempre: 19% em 2013 ( que compara com 20,5% em 2012). “O vector fundamental do consumidor português neste contexto são os produtos alimentares frescos (carne, peixe, fruta e legumes) e este canal ainda é relativamente fraco ou pouco desenvolvido nesta valência”, analisa a Kantar. A mudança de posicionamento do Lidl, por exemplo, que agora se apresenta como um supermercado de frescos (com pão do dia ou peixaria), é um sinal de como este tipo de lojas está a adaptar a sua oferta aos consumidores.

Há ainda outros factores a contribuírem para a queda dos discounts. Os seus clientes-alvo, de rendimentos baixos, foram os que mais sofreram com a crise. Se no total de Portugal as compras nestas cadeias caíram 4,8%, entre as classes mais baixas a redução foi de 9,9%.

Sugerir correcção
Comentar