PIB da OCDE abrandou para 0,3% no primeiro trimestre

Sete maiores economias da OCDE com crescimento de 0,2% face ao último trimestre de 2014.

Foto
Os EUA cresceram 0,1% face ao último trimestre de 2014 JUSTIN SULLIVAN/AFP

O crescimento dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) desacelerou para 0,3% de Janeiro a Março, em relação aos três meses anteriores, em que tinha crescido 0,5%.

O Produto Interno Bruto (PIB) abrandou nos últimos três meses do ano passado e continuou a desacelerar no arranque de 2015. No primeiro trimestre, a União Europeia (UE) cresceu 0,4%, o mesmo ritmo de progressão registado no espaço da zona euro.

Mais brando foi o desempenho das sete maiores economias da OCDE (três das quais pertencem à zona euro – Alemanha, França e Itália). O grupo dos sete apresentou um crescimento em cadeia de 0,2%, um abrandamento face aos 0,5% do último trimestre do ano passado. As economias da França e do Japão avançaram 0,6%, Alemanha, Itália e Reino Unido apresentaram um crescimento de 0,3%, enquanto os EUA ficaram-se por uma progressão de 0,1%. A OCDE ainda não actualizou os dados em relação ao Canadá, um dos “sete”.

Já quando se olha para o desempenho do PIB em relação ao primeiro trimestre de 2014, a evolução dos 34 países da OCDE é mais positivo, com um ritmo de crescimento 1,9%. Este desempenho segue-se a dois trimestres em que a economia cresceu 1,8%.

A UE progrediu, em termos homólogos, 1,4% e a zona euro subiu 1%. O conjunto das sete principais economias da OCDE também acelerou, avançando 1,7%. Na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior, o Japão foi a única economia desse grupo a registar uma queda do PIB (um recuo de 1,4%).

A economia norte-americana avançou 3%, o Reino Unido cresceu 2,4%, a Alemanha subiu 1%, França progrediu 0,7% e Itália estagnou no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado.

Sugerir correcção
Comentar