Passos desafia empresários a estabelecerem pontes comerciais com todo o mundo

Primeiro-ministro diz que novo canal do Panamá pode trazer navios de grande porte para Sines.

O primeiro-ministro lançou hoje um "convite" a quem tem investido em Portugal para criar, através do nosso país, pontes comerciais com todo o mundo, da América do Sul à Ásia, do Oriente a África.

"A verdade é que nós precisamos de manter um ritmo adequado das nossas exportações e precisamos de investimento exterior em Portugal, porque não temos o capital necessário e adequado", disse Passos Coelho.

O desafio foi lançado directamente aos administradores da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), cuja fábrica instalada no Tramagal, Abrantes, assinalou esta quarta-feira 50 anos de produção automóvel, tendo o primeiro-ministro apontado África ou América Latina como destinos que podem ser aproveitados pela multinacional.

"Desafio a Mitsubishi a ir para outros mercados, tais como África ou América Latina, assinalo o casamento feliz entre Japão, Alemanha e Portugal, no âmbito da MFTE, e agradeço o valor acrescentado que traz para Portugal", referiu Pedro Passos Coelho.

O primeiro-ministro referiu ainda a importância das ligações marítimas e da posição geográfica do país para as transacções internacionais.

"Estamos a preparar-nos para o novo canal do Panamá, que deverá estar concluído em 2015, e para que navios de grande porte possam vir até Sines, talvez o primeiro porto de águas profundas que a Europa oferece ao Atlântico", notou.

"Temos muitas possibilidades de ampliar o comércio através das rotas comerciais marítimas", vincou Passos, reiterando a necessidade de atrair investimento externo. Este cluster automóvel, tal como outros, ajudam-nos a abrir ao mundo", ilustrou.

Para preparar a unidade fabril para o futuro, a Daimler Trucks investiu na MFTE um total de cerca de 27 milhões de euros entre 2011 e 2014, inclusive, no sentido da modernização das operações de produção e de um maior desenvolvimento do Fuso Canter no Tramagal.

Deste montante, cerca de 5,5 milhões de euros serão aplicados este ano na aquisição de novo equipamento e no desenvolvimento do veículo eléctrico Fuso Canter E-Cell. O Governo português está também a apoiar estas medidas com um investimento de três milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar