Passos Coelho defende “moderação salarial”, mas não quer “reduzir nominalmente os salários”

Foto
Passos Coelho recusa mais polémica a propósito de António Borges Foto: Rafael Marchante/Reuters

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, voltou a refutar na quinta-feira que o Governo tenha a intenção de “reduzir nominalmente os salários” em Portugal, como propôs António Borges, mas defendeu que “é importante a moderação salarial em Portugal”.

Depois de assumir esta posição, em resposta aos jornalistas, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, Passos Coelho procurou pôr um fim a esta polémica, afirmando que não vai “fazer nenhuma discussão pública à volta de opiniões do professor António Borges”.

O primeiro-ministro referiu que “o professor António Borges tem prestado colaboração ao Governo em matérias muito específicas, que são do conhecimento público”, e acrescentou: “Respondo pelo Governo e, pelo Governo, julgo que fui muito claro”.

Antes, Passos Coelho lamentou que o tenham questionado “pela terceira vez” sobre as declarações de António Borges a favor de uma redução salarial em Portugal realizada com urgência.

“Não está na intenção do Governo apresentar nenhum plano que reduza nominalmente os salários em Portugal”, reiterou o primeiro-ministro.

Em seguida, Passos Coelho recordou que tomou “medidas difíceis” como o congelamento dos salários da função pública e das pensões e, mais tarde, cortes nos subsídios de férias e de Natal dos pensionistas e trabalhadores do sector público.

“O Governo fez a toda a comunidade um convite à moderação salarial. É importante a moderação salarial em Portugal para que o nosso processo de ajustamento externo se possa fazer de uma forma bem sucedida. E isso tem estado a acontecer”, afirmou.

Segundo Passos Coelho, a “moderação salarial” tem estado a acontecer “de uma forma tão bem sucedida” que Portugal ultrapassou as expectativas em matéria de correcção da conta externa.

“Portanto, o Governo não está a preparar novas medidas nesta matéria, e aquelas [medidas] que as empresas têm vindo voluntariamente a adoptar têm produzido já um resultado muito positivo na nossa conta externa, pelo que não há necessidade de estar a insistir nesse tópico”, concluiu.

Ex-vice-presidente do PSD, o economista António Borges é consultor do Governo para as privatizações, para a renegociação das parcerias público-privadas, para a reestruturação do sector empresarial e para a situação da banca.

As suas declarações a favor de uma redução de salários têm sido criticadas pelos partidos da oposição, que criticaram igualmente o Governo por o manter como

Sugerir correcção
Comentar