Parlamento Europeu apoia acordo sobre orçamento da UE pós-2013

Versão final dos textos legislativos será votada somente em Setembro.

Foto
Na votação de Setembro será necessária uma maioria qualificada Vincent Kessler/Reuters

O Parlamento Europeu deu nesta quarta-feira parecer positivo ao compromisso alcançado na semana passada sobre o quadro financeiro plurianual da União Europeia para 2014-2020, que deverá aprovar formalmente em Setembro.

Numa resolução política aprovada em plenário, em Estrasburgo, os eurodeputados congratulam-se com a inclusão de várias iniciativas defendidas pelo Parlamento durante as negociações, como uma maior flexibilidade e uma revisão em 2016, que tornam o orçamento da UE mais “operacional, coerente, transparente e mais reactivo em relação às necessidades dos cidadãos”.

A resolução política sobre o acordo relativo ao quadro financeiro plurianual para os próximos sete anos foi aprovada em plenário por 474 votos a favor, 193 contra e 42 abstenções.

Esta posição da assembleia não encerra ainda o processo, já que a versão final dos textos legislativos, que está ainda a ser preparada, será votada somente em Setembro, na rentrée, sendo então necessária uma maioria qualificada.

O acordo interinstitucional sobre o próximo quadro financeiro da UE foi alcançado a 27 de Junho, num encontro em Bruxelas organizado pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, com o presidente do PE, Martin Schulz, e Enda Kenny, primeiro-ministro da Irlanda, que então ainda assegurava a presidência do Conselho.
 

Sugerir correcção
Comentar