Paris e Berlim preparam plano conjunto para travar desemprego jovem

Iniciativa vai chamar-se “New Deal for Europe”, numa referência ao plano de recuperação que Franklin Roosevelt adoptou nos EUA depois da Grande Depressão.

Foto
Angela Merkel e François Hollande negociam iniciativa comum para combater desemprego entre os jovens JACKY NAEGELEN/AFP

Paris e Berlim estão a preparar um plano de acção conjunto para travar o desemprego jovem, que afecta mais de 18% desta população na União Europeia, a maior taxa dos últimos 20 anos de acordo com dados recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O jornal alemão Rheinische Post, que cita fontes governamentais, avança que a iniciativa vai chamar-se “New Deal for Europe”, numa referência ao plano de recuperação da economia que Franklin Roosevelt pôs em prática depois da Grande Depressão de 1929.

A intenção é apresentar publicamente as medidas numa conferência a realizar em Paris, a 28 de Maio, organizada pelo investidor e filantropo Nicolas Berggruen.

O Rheinische Post escreve ainda que plano será subscrito por grandes empresas e prevê que o Banco Europeu de Investimento – que tem como accionistas os 27 países da UE – dê créditos às organizações que recrutem ou formem jovens. Bruxelas tem 6000 milhões de euros até 2020 para gastar na luta contra o desemprego jovem. Em Portugal, a taxa é superior a 35% e em Espanha e Grécia ultrapassa os 50%, de acordo com a OIT.

O plano conjunto de Paris e Berlim surge numa altura em que o combate ao desemprego é apregoado por toda a Europa.

Numa entrevista publicada nesta segunda-feira no Le Monde, Ségolène Royal, ex-candidata socialista à presidência francesa, apela a François Hollande para acelerar as reformas e travar “uma guerra contra o desemprego”.

Já na Alemanha, discute-se o aumento das diferenças sociais e a precariedade do mercado laboral, com Bruxelas a alertar Berlim para os efeitos da redução salarial, a médio e longo prazo, na economia e no consumo interno.

 

 

Sugerir correcção
Comentar