Os douradinhos do Capitão Iglo vão ser vendidos por 2600 milhões

Maior grupo de comida congelada da Europa, detido por um fundo de investimento da empresa Permira, vai ser vendido à Nomad Holdings.

Foto
enric vives-rubio

A Iglo, empresa que comercializa a marca Capitão Iglo, conhecida pelos douradinhos de peixe, vai passar da empresa de private equity Permira para as mãos da norte-americana Nomad, fundada o ano passado pelos investidores Martin Franklin e Noam Gottesman, que querem criar um novo gigante na indústria de bens de grande consumo. O negócio, de 2600 milhões de euros, foi confirmado nesta segunda-feira e deverá ser formalizado entre Abril e Junho.

A Permira vai manter 9% do capital daquela que é a maior empresa de comida congelada da Europa e que está em Portugal com a marca Capitão Iglo. No Reino Unido (onde está sedeada) e na Irlanda vende os douradinhos com o nome Birds Eye. Esta é uma alusão à empresa fundada por Clarence Birdseye, explorador e cientista que descobriu a técnica de congelação rápida há cem anos, depois de ter observado pessoas no Ártico a preservar peixe fresco e carne em barris de água do mar, congelados rapidamente devido às baixas temperaturas. O cientista americano concluiu que este método permitia manter o sabor natural dos alimentos depois de descongelados e cozinhados.

A Unilever comprou a operação britânica nos anos 1940 e expandiu o negócio na Europa com o nome Iglo a partir de 1950. Em Portugal, a marca começou a ser vendida em 1947 pela subsidiária da multinacional holandesa que, por cá, é detida em parceria com a Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce. Em 2006, a Permira comprou a Iglo e a marca Capitão Iglo e expandiu o negócio, que tem agora forte presença no Reino Unido, Alemanha e Itália (onde detém a marca Findus), países que, juntos, representam 85% das vendas. Com 2800 trabalhadores, a Iglo teve receitas de 1,5 mil milhões de euros em 2014.

“Estamos muito orgulhosos de ter ajudado o grupo Iglo a tornar-se num líder indiscutível do mercado de comida congelada nos últimos oito anos. Com a Permira Funds, a empresa conseguiu investir fortemente em inovação de produto e marketing e alcançar escala pan-europeia depois da aquisição da Findus, em Itália, em 2010”, disse Cheryl Potter, responsável pela equipa de bens de grande consumo da empresa de capital de risco. A Permira investiu em empresas de todo o mundo como a Dr. Martens, a Hugo Boss e Valentino. Desde 1997 investiu um total de 6,7 mil milhões de euros em 24 empresas.

Ao Financial Times, que avançou com a notícia na sua edição deste segunda-feira, os fundadores da Nomad, Martin Franklin e Noam Gottesman, adiantaram que esta será uma de várias aquisições que vão concretizar, com o objectivo de construírem um negócio global de grandes marcas. “Para uma empresa como a nossa não é uma má altura para investir na Europa”, disse Martin Franklin.

Esta operação segue-se ao acordo de fusão, no mês passado, entre a gigante Kraft Foods e a 3G e a Berkshire Hathaway – de Warren Buffett - que detêm a Burger King e a Heinz.
 

Notícia corrigida: a Kraft Foods já não detém as marcas Oreo, Philadelphia e Cadbury, que agora pertencem à Mondelez International. 

Sugerir correcção
Comentar