Orçamento da UE para 2016 aprovado no Parlamento Europeu

Documento prevê aumento de 1,8% na rubrica pagamentos.

Foto
Documento teve 516 votos a favor, 179 votos contra e oito abstenções REUTERS/Vincent Kessler

A grande maioria dos eurodeputados aprovou o orçamento da união para o próximo ano no organismo presidido por Martin Schultz.  

O documento que tinha já sido ratificado em sede de Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (UE) foi aprovado por larga maioria na sessão plenária desta quarta-feira: 516 votos a favor, 179 votos contra e oito abstenções.

O orçamento votado em Estrasburgo destina 155 mil milhões de euros para compromissos, sendo que é deixada um a dotação de 2,3 mil milhões de euros para lidar com despesas imprevistas. A quantia orçada para efectuar pagamentos é de 143,89 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 1,8% em relação ao orçamento de 2015

O documento que passou nesta quarta-feira pelo Parlamento Europeu (PE) especifica ainda que o Instrumento de Flexibilidade da União Europeia para 2016 é mobilizado num montante de 1,5 mil milhões de euros para segurança e cidadania e em 24 milhões de euros para o programa de competitividade económica Europa Global.

O eurodeputado do Partido Popular Europeu, José Manuel Fernandes, que chefiou a delegação do PE para a negociação do documento da UE com o conselho, considera, através de comunicado enviado às redacções, que o orçamento foi “reforçado para promover o emprego e a solidariedade".

O acordo sobre o orçamento para o próximo ano entre os representantes do PE e do Conselho foi alcançado a 14 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar