Orange Horizons pondera abertura de lojas em Portugal através de parcerias

Empresa não confirma interesse na Oni ou na Cabovisão.

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AFP PHOTO FILES/DAMIEN MEYER

O presidente executivo da Orange Horizons, Sébastien Crozier, escusou-se a dizer se a empresa está interessada na compra da Oni ou da Cabovisão, mas disse estar "atenta a todas as oportunidades" e admitiu a abertura de lojas em Portugal.

O responsável pela subsidiária da francesa Orange não disse que "sim" nem que "não" a um eventual interesse na compra daquelas empresas, quando questionado durante uma conferência de imprensa que decorreu nesta segunda-feira em Lisboa para a apresentação do novo plano Estratégico Essentials 2020 e de um balanço da actividade em Portugal.

"Sabemos que o mercado português está a mexer com a chegada da Altice e que a Comissão Europeia disse para vender [a ONI e a Cabovisão]", afirmou, acrescentando que "a empresa está atenta a todas as oportunidades".

No encontro com jornalistas, Sébastien Crozier admitiu que pondera abrir em Portugal lojas físicas através de parcerias com empresas portuguesas em Lisboa, Porto e Faro, as três cidades onde a empresa já tem precisamente três corners nas lojas da NOS, no âmbito de uma parceria existente e que vai manter.

"Estamos muito contentes com a nossa parceria, mas ter mais lojas pode trazer uma experiência diferente e estas são duas maneiras de vender os produtos. Temos esta situação em muitos dos países onde estamos presentes", explicou.

O gestor apresentou o novo plano estratégico da empresa, o Essentials 2020, que inclui a possibilidade de lançamento de MVNO (operador móvel virtual) em alguns países europeus e destacou a intenção da empresa de enveredar por um caminho mais pan-europeu do que local.

"Planeamos e estamos a lançar mais produtos pan-europeus ou mundiais", disse o responsável, defendendo que o "MVNO pan-europeu" (oferta pan-europeia de um operador móvel virtual) pode ser uma solução para melhor competir com os mercados norte-americano e chinês e uma forma de ir reduzindo aos poucos os custos do "roaming".

Como exemplo, o responsável da Orange Horizons em Portugal, Romeo Machado, deu o do cartão "Orange Holiday", que vai ser lançado brevemente e estará ainda "nas próximas semanas" disponível na agência de viagens NetViagens.com, no âmbito de uma parceria que foi realizada.

Trata-se de um cartão 'SIM' pré-pago, tudo incluído para cada pessoa viajando pela Europa, que disponibiliza mil minutos e duas horas de chamadas e mais um gigabyte de dados.

Num balanço da actividade em Portugal, Romeo Machado adiantou que o valor médio das compras nas lojas aumentou 26,6% de Janeiro a Dezembro de 2014, de 166,50 euros para 201,70 euros.

Romeo Machado anunciou ainda que a empresa vai passar a vender uma nova solução para clientes empresariais (venda 'B2B'), oferecendo a gama completa da loja online, ou seja, smartphones e tablets desbloqueados, acessórios e outros equipamentos.

O novo plano estratégico da Orange Horizons visa ainda dar "melhor conectividade ao consumidor, acompanhar a transformação do cliente empresarial e diversificar", desenvolver novos projectos e novas fontes de crescimento fora dos países footprint do grupo, entre outros aspectos.

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