A Optimus, operadora de telecomunicações da Sonaecom, anunciou nesta quarta-feira que tem 80% da população em cobertura de 4G, tecnologia que garante maiores funcionalidades aos telemóveis e outros equipamentos, como os tablets.
Essa cobertura está a ser feita em frequência 1800 MHz. Em conferência de imprensa, realizada no Porto, João Ricardo, do Departamento de Planeamento Estratégico, defendeu que a Optimus - do mesmo grupo a que pertence o PÚBLICO - "é a única a garantir a verdadeira experiência de 4G o iPhone 5".
Numa reacção que surge depois da queixa que a Vodafone apresentou junto do Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP), acusando a Optimus de publicidade enganosa, João Ricardo garantiu que a oferta da operadora "contrasta com outras edições muitíssimo limitadas". Este responsável assegurou que os dados hoje divulgados não pretendem ser uma resposta à Vodafone, mas antes "uma partilha de informação daquilo que a campanha diz", ou seja, "que apenas nós e só nós garantimos a experiência 4G no iPhone 5", declarou.
A Optimus acabou por alterar a campanha que motivou a queixa. Inicialmente, o texto referia "4G no IPhone 5 só na Optimus" e passou para "4G no IPhone 5 já na Optimus".
O responsável referiu ainda que a cobertura a 80% na banda 1800 MHz inclui mais de 50% das capitais de distrito a nível nacional e 85% das empresas.
Garantiu que "a verdadeira experiência de 4G é da Optimus" e que o vencedor deste desafio sairá "do grupo que vai na frente". O investimento estimado, e em boa parte já realizado, é de 300 milhões de euros até 2014.
O preço dos equipamentos que permitem a adopção da nova tecnologia e o contexto económico foram razões avançadas pelo responsável para justificar a incapacidade para quantificar o aumento de receitas com o 4G. Para a Optimus, "o mais importante é estar preparada" para o futuro.

Comentários