A Opel vai encerrar uma fábrica em Bochum, na Alemanha, onde trabalham 3000 pessoas. A empresa informou os trabalhadores nesta segunda-feira sobre o fim da produção do modelo Zafira, previsto para 2016.
Em Junho, a Opel já tinha avisado que não teria sucessor para o veículo actualmente produzido na unidade, devido à quebra do mercado automóvel na Europa e à sobrecapacidade da indústria.
Em comunicado, a empresa, que pertence à General Motors (GM), indica que o centro logístico vai continuar a oferecer emprego após 2016 e poderá ser expandido. Além disso, “a Opel está a negociar com os representantes dos trabalhadores a alocação de uma nova fábrica de componentes em Bochum”, diz o documento. A intenção do fabricante é tentar “manter os postos de trabalho existentes e criar novos”. Foi criado um grupo de trabalho chamado “Bochum Perspective 2022”, composto por membros do Governo local e regional, especialistas do sector, académicos e instituições financeiras. Steve Girsky, presidente em funções da GM para a Europa, garante que o objectivo é “tentar garantir um número significativo de empregos”.
A Opel tem 20 mil trabalhadores e outras três fábricas na Alemanha, um dos seus mercados mais importantes. A unidade de Bochum foi criada em 1962.

Comentários