Oi prepara proposta para ficar com a posição da Telecom Itália na TIM

As acções da Telecom Itália cresceram mais de 3% e a cotação da PT subiu 6,3% nesta quarta-feira, na primeira sessão em bolsa depois do anúncio.

Foto
A Oi registou um prejuízo de 221 milhões de reais (73 milhões de euros) no segundo trimestre Rui Gaudêncio

A operadora de telecomunicações brasileira Oi contratou o banco BTG Pactual para tentar ficar com a posição da Telecom Itália na operadora TIM Participações, um anúncio que ontem valorizou nesta quarta-feira as acções da Telecom Itália e da PT.

Com esta proposta, a operadora tenta aproveitar as movimentações no sector das telecomunicações no Brasil, onde a espanhola Telefónica e a Telecom Itália se opõem para comprar a operadora de banda larga GVT à francesa Vivendi.

A decisão de contratar o BTG Pactual foi anunciada pela Oi num comunicado enviado na terça-feira à Comissão de Valores Mobiliários brasileira. Por “conta e ordem da Oi”, o banco está incumbido de “desenvolver alternativas para viabilizar proposta para a aquisição da participação detida indirectamente pela Telecom Itália na TIM Participações”.

Aos accionistas e ao mercado, a Oi garante que os manterá informados sobre qualquer decisão – “evento relevante” – que venha a acontecer em relação à TIM. Nesta operadora, a Telecom Itália tem uma posição maioritária, controlando 67% do capital. A participação equivale – segundo as contas da Reuters – a um valor de mercado de 18.400 milhões de reais (6105 milhões de euros).

A venda da TIM poderia representar para a Oi uma oportunidade de crescer em mercados como o Rio de Janeiro ou São Paulo.

O momento em que a Oi apresenta esta oferta pode correr a seu favor. A Telefónica (dona da Vivo) e a Telecom Itália estão em confronto pelo controlo da GVT (operadora de cabo e Internet). E o momento em que a Oi apresenta a oferta para ficar com a posição da Telecom Itália na TIM pode correr a seu favor. Em causa está o facto de a Telefónica ter uma participação no capital da Telecom Itália, o que nunca agradou ao regulador da concorrência brasileiro (CADE) uma vez que a Vivo e a TIM são concorrentes directos.

A intenção de ficar com a TIM acompanha ainda outras movimentações no mercado, numa altura em que a Claro (do grupo América Móvil, do milionário mexicano Carlos Slim) avança com um processo de integração de serviços com a Embratel e a Net.

No segundo trimestre, o primeiro em que foram apresentadas as contas consolidadas com a PT, a Oi apresentou um prejuízo de 221 milhões de reais (73 milhões de euros), que a companhia diz não se poder comprar com os trimestres anteriores por causa da consolidação dos resultados na sequência da fusão.

Na primeira sessão em bolsa depois deste anúncio, as acções da Telecom Itália registaram na praça de Milão um ganho de 3,17%, passando nesta quarta-feira para 0,8625 euros. E na bolsa lisboeta, a PT teve uma valorização ainda mais expressiva. A cotação chegou a subir mais de 7% e acabou por fechar com um crescimento de 6,3%, para 1,553 euros.

Sugerir correcção
Comentar