Ofertas pelo Novo Banco entregues até às 17 horas

Venda pode incluir leilão para fazer subir as ofertas pela instituição bancária que juntou os activos não tóxicos do BES.

Foto
Fundo de Resolução, gerido pelo Banco de Portugal, injectou 4900 milhões de euros no banco Mara Carvalho

Os candidatos à compra do Novo Banco entregam nesta terça-feira, até às 17 horas, as ofertas vinculativas pela instituição bancária. Contudo, de acordo com o Jornal de Negócios, poderá haver novas propostas em cima da mesa já que o Banco de Portugal (BdP) admite pedir ofertas adicionais para fazer subir o preço a pagar pelo banco que juntou os activos não tóxicos do BES.

cinco candidatos finalistas –Santander, Fosun, Anbang Insurance Group, Apollo Global Management e Cerberus –, que não adiantaram se vão ou não avançar com ofertas vinculativas. Os finalistas do concurso já terão sido avisados da intenção do regulador, escreve o Jornal de Negócios na edição desta terça-feira. Trata-se de abrir um leilão final em que os candidatos pré-seleccionados são convidados a apresentar ofertas melhores, sem direito a negociação posterior. Recorde-se que tanto o Governo como o BdP já tinham defendido uma venda por leilão competitivo onde tenderá a prevalecer o encaixe financeiro.

O Fundo de Resolução, gerido pelo Banco de Portugal, injectou 4900 milhões de euros no banco (dos quais 3900 milhões são um empréstimo do Estado) e as ofertas de compra serão inferiores a este valor. A confirmar-se, significa que as autoridades não só não evitaram a falência do BES como conceberam um modelo de resolução que gerou prejuízos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários