O papel da Inclusão & Diversidade na competitividade das empresas

O tema da Inclusão & Diversidade é indissociável da sociedade. É por isso que o papel das empresas é cada vez mais relevante, porque elas podem ajudar a promover e a sustentar esses princípios e, acima de tudo, ajudar a derrubar preconceitos que impedem o progresso social e empresarial.

Na sociedade competitiva actual, atrair, motivar e reter talento é uma necessidade com que quase todas as empresas se debatem. Ao promover um ambiente assim, competente, diverso, inclusivo e propício à inovação e à criatividade, a força humana de uma empresa cria, naturalmente, as condições necessárias para que a produtividade aumente. Uma organização que promove a diversidade e a inclusão apresenta, presumivelmente, equipas mais fortes. No mesmo sentido, equipas mais fortes conduzem a uma empresa mais produtiva e, muito provavelmente, mais competitiva e eficaz.

As empresas que reconhecem, valorizam e tomam partido da diversidade têm melhores condições para enfrentar os desafios. A diversidade nas equipas estimula diferentes ideias e experiências que, quando somadas, se transformam num factor diferenciador positivo para os negócios.

A diversidade, em geral, também enriquece as decisões das empresas e o produto final ou o serviço que é colocado à disposição dos clientes. Quanto maior for a diversidade na criação de ideias, maior será o número de necessidades que as empresas satisfarão.

Mas há ainda muito trabalho a fazer em termos de diversidade e equidade empresarial. Segundo dados revelados pela U.S. Securities and Exchange Commission, na lista Fortune 500, ainda existem 48 empresas sem mulheres nos seus conselhos de administração. Particularmente no sector segurador, em Portugal, a presença de mulheres é de cerca de 56%, percentagem essa que não é distribuída de forma homogénea em cargos de responsabilidade nas empresas.

O investimento em Inclusão & Diversidade deve, assim, assumir um papel preponderante para as empresas captarem, reterem e desenvolverem capital humano e intelectual capaz de acompanhar e adaptar-se à volatilidade e exigências do mercado actual.

A diversidade e a criação de um ambiente inclusivo são, por isso, factores essenciais para o sucesso das pessoas, das organizações e, consequentemente, para o sucesso e desenvolvimento equilibrado da sociedade.

Directora de Recursos Humanos da MetLife na Iberia

Sugerir correcção
Comentar