O fim do “verde, código, verde” está próximo

Tecnologia contactless vai estar em três milhões de cartões bancários no final de 2014. Projecto- piloto para pagamento com telemóveis arranca este ano.

Foto

No final de 2014 deverá haver em Portugal entre três a quatro milhões de cartões bancários com tecnologia contactless, que permite pagar até 20 euros através da simples aproximação do cartão ao terminal, sem ser preciso carregar na tecla verde, digitar o código e, de novo, no verde. Acima desse montante já será preciso digitar o PIN.

Actualmente, há mais de dois milhões de cartões deste género em circulação e de acordo com Sérgio Botelho, director-geral da Visa em Portugal, a disseminação da tecnologia é uma das prioridades da empresa para 2014. Todos os novos cartões emitidos pelos bancos vão ter o sistema contactless e a expectativa é que, nos próximos três anos, esteja totalmente generalizado.

O portador do cartão pode optar por digitar sempre o PIN. Para evitar uso fraudulento esta tecnologia limita o pagamento sem código a partir de um determinado valor (definido pelo banco emissor).

“Houve atrasos na certificação dos terminais a nível local, mas neste momento temos centenas de terminais no retalho e estamos a finalizar testes em grandes retalhistas. Há muita vontade em implementar este sistema”, diz o responsável. Todos os novos POS comprados aos acquirers (banco ou organização que disponibiliza serviços de aceitação de cartão, como a Unicre ou a Netcaixa, por exemplo) já têm esta tecnologia. Na Europa, há actualmente 1,8 milhões de terminais disponíveis. A Visa estima chegar ao final do ano com 100 milhões de cartões contactless no espaço europeu.

Sérgio Botelho garante que esta mudança não implica custos acrescidos para o consumidor. “O que prevemos é que o número de cartões aumente: vou pagar o tabaco e o pão com cartão. Cada vez mais vamos ter menos dinheiro na carteira”, estima.

Esta tecnologia também pode ser usada através do telemóvel e a Visa está actualmente em conversações com os bancos nacionais para arrancar com o projecto. Com os terminais mais disseminados, será possível avançar para testes piloto. “A expectativa é que em finais de 2014 possamos ter pelo menos uma experiência piloto em Portugal”, adianta. Nos restantes países europeus onde a Visa opera estão a correr 62 projectos.

O pagamento com telemóvel funciona tal como nos cartões: o ecrã do aparelho é encostado ao terminal.

Sugerir correcção
Comentar