Número de trabalhadores portugueses em Espanha cai 12,2%

Cerca de metade dos portugueses a trabalhar em Espanha saíram do país desde o início da crise.

Foto
Na barra Norte de Esposende já morreram dezenas de pescadores, o último em Outubro de 2014 Adriano Miranda

O número de portugueses a trabalhar em Espanha caiu 12,2% em 2012, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Emprego e Segurança Social espanhol. Regista-se assim o quarto e mais grave ano de descidas consecutivas. Contas feitas, nos últimos quatro anos, o número de trabalhadores portugueses em Espanha caiu cercade 50%.

Foram registados 41 mil trabalhadores portugueses em Espanha no final de Dezembro, menos cerca de 5700 do que no mesmo mês do ano anterior. A descida em 2012 foi assim superior à registada em 2011, ano em que se registaram menos 5000 trabalhadores portugueses em Espanha, ou menos 10%.

Nesta quinta-feira foram também divulgados os números recorde do desemprego em Espanha, que no final de 2012 atingiu os 26,02%. Os valores do desemprego sobem pelo sexto trimestre consecutivo e o total de desempregados chega quase aos seis milhões.

A queda no número de trabalhadores portugueses em Espanha foi significativamente superior à média de estrangeiros que perdeu o trabalho no país. O total dos trabalhadores estrangeiros em Espanha caiu 5,3% em 2012, mais do que o dobro do que o caso português.

Salvo excepções pontuais, o número de trabalhadores portugueses na União Europeia tem vindo a cair progressivamente nos últimos anos, depois de ter chegado, no período que antecedeu a crise, a ser o segundo maior entre os cidadãos da UE.

Actualmente, os portugueses representam cerca de 6,7% dos trabalhadores da UE em Espanha. Em 2007 este valor chegava aos 11%.

Ainda segundo os dados do Ministério do Emprego espanhol, mais de 34 dos 41 mil portugueses empregados em Espanha encontram-se no chamado "regime geral", onde se enquadra, por exemplo, o sector dos serviços. Cerca de 6000 trabalham por conta própria e, na terceira maior fatia do emprego português em Espanha, surge o sector do mar, com 393 trabalhadores portugueses registados.

 

Sugerir correcção
Comentar